Nova latinha da Coca-cola é verde, mas não é para brasileiros

Nova bebida com 13 gramas a menos de açúcar que a versão original tem na composição a mistura de açúcar e adoçante, fora da regulamentação do Ministério da Agricultura para refrigerantes

u56u45u5u

A Coca-cola lançou uma nova bebida com menos calorias, 89 em vez de 138 em 330 ml da versão original. Não é diet, nem light, é life: uma mistura de açúcar com extrato de folhas de stevia, um adoçante natural. O produto já foi lançado na Argentina, no Chile, e em setembro passará a ser vendido no Reino Unido, mas não chegará ao Brasil.

Por aqui, o Ministério da Agricultura tem um decreto (6871/2009) que rege a padronização, a classificação, o registro, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas. Este decreto proíbe a associação de açúcar e edulcorantes em bebidas não alcoólicas, com exceção de preparados sólidos para sucos. Edulcorantes são adoçantes, como a stevia.

— Esse entendimento vem desde a década de 1960 e no início do ano houve discussão sobre a revisão do decreto, por demanda das empresas de refrigerantes, mas decidiu-se por não revisá-lo — explica Marlos Vicenzi, chefe da Divisão de Bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura.
Fonte: O Globo

Compartilhar: