Novo gerador já está em funcionamento no Hospital Walfredo Gurgel‏

Já para a próxima semana está prevista a conclusão dos trabalhos de instalação de uma nova subestação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já está em pleno funcionamento, desde o fim da tarde da última quinta-feira (26), o novo gerador alugado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) em substituição ao equipamento danificado na última terça-feira (24), em decorrência de uma sobrecarga elétrica. Com capacidade de 500 kva (o anterior possuía 450 kva) o gerador alimentará todo o Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) até que o trabalho de realinhamento do gerador defeituoso esteja concluído.

Já para a próxima semana, está prevista a conclusão dos trabalhos de instalação de uma nova subestação, com quadro de distribuição de 650 kva, que atenderá a todas as cinco alas de enfermarias, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica. “Não estamos remodelando, estamos construindo uma subestação totalmente nova e de última geração”, revelou o eletricista do setor de manutenção do HMWG, Juvenal Francisco do Nascimento.

Relembre o caso

Na terça-feira (24), um curto circuito na entrada da rede de alta tensão da Cosern, fiação esta que leva energia a subestação do HMWG causou, por um período de cerca de duas horas, o corte no fornecimento de energia ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). A causa do apagão foi identificada pelo engenheiro elétrico, Marcio Tinoco, da empresa Eletrocel, que detém o contrato de manutenção dos geradores do hospital. Ainda segundo ele, o curto também foi responsável pela queima do equipamento de 450 kva que alimentava parte do PS.

As UTIs Pediátrica e Geral, além do Centro Cirúrgico não foram atingidos pela falta de energia. Atualmente a unidade possui dois geradores conforme determina o protocolo da Organização Mundial da Saúde para hospitais deste porte.

 

Compartilhar:
    Publicidade