Nutricionistas respondem tudo o que você precisa saber sobre o suco verde

Nutricionistas esclarecem os mitos e verdades sobre a bebida

Foto: Divulgação
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Queridinho das nutricionistas, o suco verde tem feito tanto sucesso que já ganhou até versões como o suco vermelho. Feito com folhas e vegetais frescos, além de frutas, grãos e sementes, ele é um grande aliado de quem busca uma reeducação alimentar. Conversamos com quatro tops nutricionistas para saber os mitos e verdades sobre a bebida.

Por que o suco verde faz tanto sucesso?

Ele caiu no gosto e virou moda pelo resultado positivo que dá às pessoas. A grande maioria declara se sentir fisicamente melhor com a ingestão dessa bebida.

O suco verde realmente auxilia na sensação de bem-estar?

Ele contribui na melhora de sintomas como dores de cabeça, inchaço, intestino preso e auxilia no emagrecimento. E isso tudo acaba proporcionando uma maior sensação de bem-estar.

Como ele auxilia no emagrecimento?

Pobre em calorias, mas rico em fibras, ela melhora o funcionamento do intestino, ajuda no tratamento da anemia e promove saciedade.

Então ele não é calórico?

Cada 100 g de couve tem 27 kcal. Normalmente, usamos uma folha de couve, que é praticamente 0 caloria. Se adicionado de uma laranja e uma colher de sopa de linhaça fica em torno de 130 kcal.

Ele deve ser ingerido no café da manhã ou no lanche da tarde?

Para quem se joga na academia logo cedo, apostar no suco verde para o desjejum está longe de ser a melhor opção porque ele sozinho pode não saciar a fome e dar a energia necessária. As refeições que proporcionam o emagrecimento, a redução do percentual de gordura e a manutenção da massa magra devem conter aminoácidos, carboidratos, fibras antioxidantes e gorduras saudáveis. Os sucos verdes podem ser uma ótima pedida para um lanche da tarde, mas como café da manhã há escolhas nutricionais bem mais inteligentes.

Pessoas com disfunções na tireoide não devem exagerar em seu consumo?

A couve faz parte do grupo das brássicas, hortaliças ricas em glicosinolato, substância importante para detoxificação hepática e para prevenção do câncer, mas que interfere negativamente no metabolismo da tireoide. Por isso, pessoas com hipotireoidismo, com histórico familiar da doença, ou que tenham ganhado peso sem alterar a alimentação não devem consumir de forma alguma a couve.

Pode coar o suco verde?

Não se deve coar o suco verde porque o teor de fibras fica bastante reduzido. Para alguns pacientes, que não toleram tomar o suco mais grossinho, eu libero passar o suco pela peneira e acrescentar mais fibras depois de pronto, como a semente de chia. Outra opção é optar por fazer o suco com frutas que são menos fibrosas como pera, melão e abacaxi.

Até quanto tempo ele pode ser mantido na geladeira? É possível preparar no dia anterior e beber no dia seguinte?

A vitamina C presente na couve se oxida muito rápido. Só de passar no liquidificador já perdemos uma parte dela. O método do congelamento reduz um pouco mais o teor de vitamina C e de outros nutrientes. Se o objetivo é economizar tempo, recomendo congelar apenas a couve em forma de gelinho e bater com outros ingredientes na hora. Pelo menos os nutrientes das frutas estarão conservados.

Fonte: O Globo

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