O AI-5 DA FIFA – Fabio Pacheco

Impressionante o código de conduta do torcedor apresentando pela Fifa para os 64 jogos da Copa do Mundo. Tem tanto…

Impressionante o código de conduta do torcedor apresentando pela Fifa para os 64 jogos da Copa do Mundo. Tem tanto abuso contra a liberdade de expressão que deveria se chamar o AI-5 da Fifa. Parece mentira, mas no país do samba e das charangas, está expressamente proibido o ingresso de qualquer instrumento musical nos estádios do Mundial, faixas, cartazes, câmeras de video e fotográfica com restrições e por aí vai. Ao invés dos gringos se adaptarem à cultura brasileira, nós é que teremos que adotar o estilo comportado e frio. Ainda bem que a criatividade do povo brasileiro é infinita e com certeza dará um jeito de quebrar o gelo e a monotomia das arquibancadas, driblando a avalanche de comerciais durante os jogos. Pois tudo tem um fundo ideológico, sem barulho e carnaval ficar mais fácil de prestar atenção no mershandising que rolará nos telões. É o capitalismo puro e cruel, pobre das crianças que não poderão sequer levar o salgadinho preferido para o estádio.

FELIPÃO MUDOU

Confesso que fiquei emocionado pelo gesto de Felipão, que ontem levou Rubens Minelli para fazer uma preleção aos jogadores da seleção. Durante muito tempo o professor Minelli foi cogitado para ser o treinador da Seleção Brasileira, e num gesto de grandeza, ele foi convocado por Scolari para fazer parte do ambiente que merecidamente poderia ter desfrutado nos anos 70/80.

COINCIDÊNCIAS DE 94

Pai de primeira viagem, o meia Oscar foi liberado pelo Felipe Scolari para acompanhar o nascimento da filha Júlia na manhã de ontem, no interior de São Paulo. O acontecimento e o gesto dos companheiros de seleção de o levantarem no colo como se fosse um bebê para homenagear o nascimento de Júlia nos remete a Copa de 94, quando Bebeto imortalizou o gesto de nana neném. Será só coincidência?

GRUPO DA MORTE

Mesmo sem a presença do atacante Luis Suárez, que se recupera de uma artroscopia no joelho, o Uruguai foi muito bem no último amistoso antes da Copa. Os uruguaios derrotaram a Eslovênia por 2 a 0, com gols de Cavani e Stuani, diante 50 mil torcedores no Centenário, apresentando um futebol bastante ofensivo. Tudo indica que Itália ou Inglaterra cairão na primeira fase. Esse gurpo da “morte” promete.

FINALMENTE

Pensei que iria morrer e não ver a reforma do ginásio Marcelo de Carvalho, o nosso DED. Foram muitas e muitas matérias ao longo dos últimos anos denunciando o abandono da praça esportiva e finalmente, graças a Rosalba Ciarlini, o DED ganhará vida. Depois da demolição do Machadinho, a zona Sul estava carente de um ginásio.

VOLUNTÁRIOS

A Justiça do Trabalho negou o pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) para que todos os selecionados para o programa de voluntários da Copa do Mundo 2014 fossem contratados com Carteira de Trabalho assinada. No mínimo coerente a decisão do tribunal, imagina a confusão que teríamos às vésperas da Copa. A bronca fica para depois.

EX-ATLETAS VALORIZADOS

Os ex-jogadores de futebol já podem comprovar seu tempo de contribuição para requerer aposentadoria apresentando certidão ou contrato que comprove sua vinculação ao clube no qual atuou. Graças as mudanças promovidas pela Previdência Social, agora basta apresentar certidão ou contrato que comprove sua vinculação ao clube no qual atuou.

Compartilhar: