O BRASIL EVOLUIU – Fabio Pacheco

Enquanto Colômbia e França davam show de bola na Copa do Mundo com James Rodríguez e Benzema fazendo gol de…

Enquanto Colômbia e França davam show de bola na Copa do Mundo com James Rodríguez e Benzema fazendo gol de tudo que era jeito, o Brasil vinha vencendo aos trancos e barrancos, lutando contra os problemas técnicos e táticos da equipe, deixando o torcedor brasileiro desconfiado e inseguro. Mas depois de muitas dúvidas, incertezas e choros, a seleção conseguiu evoluir, crescendo no momento certo da competição. O primeiro tempo contra os colombianos foi perfeito, colocando em prática o plano de jogo que todos esperavam: marcando sob pressão, tirando espaços, tocando a bola no meio-campo, partindo com velocidade para o ataque e usando os lados do campo. Só faltou manter o ritmo no segundo tempo, o segundo gol, uma pintura de David Luiz, relaxou o time demasiadamente. Mas agora é trabalhar ainda mais forte, sem Neymar a Alemanha vai querer partir para cima, pois sabe que estamos desprovidos de bons atacantes. Agora sim, iremos testar o nosso sistema defensivo e alçar bolas na área como jamais visto.

DESDE 1990

Os argentinos terão hoje a chance de conseguir uma façanha que não se concretiza desde 1990, na Itália: chegar às semifinais de uma Copa do Mundo. Caso derrote a Bélgica no duelo pelas quartas de final, a seleção irá superar campanhas traumáticas, que incluem condenação de Maradona por doping, queda de time favorito na primeira fase e gol sofrido em final de jogo.

QUEM É O CULPADO?

Se o árbitro espanhol Velasco Carballo tivesse dado cartão amarelo para Zúñiga ainda no primeiro tempo, quando o lateral acertou com maldade o joelho de Hulk, talvez Neymar estivesse intacto. Culpa do espanhol, que por muito menos, amarelou Thiago Silva. Não dá para entender os critérios da arbitragem, ruim para a Fifa e o espetáculo da Copa. A verdade é que os craques deveriam ser preservados, pois desarmar e bater qualquer perna de pau sabe.

SOBRECARGA

Hulk vem evoluindo aos poucos. Aparece mais no ataque e vem arriscando chutes. Mas Fred ainda não decolou, continua sendo uma sobrecarga no time de Felipão. A responsabilidade sobre os dois vai duplicar com a saída de Neymar. Vamos torcer para a estrela de Fred voltar brilhar, pois o time não pode mais continuar jogando com dez.

GANHOU A POSIÇÃO

Apesa do erro na saída de bola que originou o gol de pênalti da Colômbia, Maicon foi muito melhor que Daniel Alves. Muito mais seguro, marcou e apoiou muito bem. Vamos ver o que Felipão achou, pois contra a Alemanha o Brasil vai precisar de muita marcação e quem sabe decidir a classificação de bola parada.

PROJETOS DE ESPORTE

Foram prorrogadas as inscrições para a seleção pública do Programa Petrobras Esporte & Cidadania 2014. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho pelo site www.petrobras.com.br/ppec2014. A prorrogação visa ampliar a participação das organizações do terceiro setor na seleção, que destinará, por dois anos, R$ 45 milhões a iniciativas de todo o país de atendimento direto a crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas educacionais.

INGRESSOS

Dia 15 de julho, às 21h50, a bola volta a rolar no gramado da Arena das Dunas: América e Bragantino (SP) se enfrentarão pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo terá início às 21h50. Os ingressos estão disponíveis pelo www.arenadunas.com.br/ingressos e na Sede do América F.C. Pelo site de compras não há taxa adicional.

ABC X GLOBO

O treinador Zé Teodoro relacionou 23 atletas para o jogo amistoso contra o Globo, neste sábado, às 16h, no estádio Frasqueirão. Zé ainda não contará com o meia Rogerinho e os atacantes Gilmar, Beto e João Paulo, todos em recuperação e intensificando os treinos físicos para recuperar o condicionamento. Júnior Timbó, Dênis Marques e Rodrigo Silva estão confirmados.

Compartilhar:
    Publicidade