O PT paga pela sua ‘compreensão’

Elio Gaspari, O Globo André Vargas deveria ter sido isolado pelo PT no ano passado, quando atacou o ex-governador gaúcho…

Elio Gaspari, O Globo

André Vargas deveria ter sido isolado pelo PT no ano passado, quando atacou o ex-governador gaúcho Olívio Dutra, que defendera a renúncia do deputado José Genoino depois de sua condenação no processo do mensalão. Na ocasião, disse o seguinte: “Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. Para quem teve a compreensão do conjunto do partido em um momento difícil, ele está sendo pouco compreensivo. Ele já passou por muitos problemas, né?” Olívio Dutra nunca fora condenado em qualquer instância judicial. Genoino acabava de receber do Supremo Tribunal Federal uma sentença de seis anos e onze meses de prisão. Olívio passou pelo governo e continuou morando no pequeno apartamento que comprou como funcionário do Banrisul.

Em apenas dez anos, entre sua eleição para vereador em Londrina e sua última eleição para a Câmara, André Vargas decuplicou seu patrimônio. Teve um doleiro amigo, redirecionou R$ 836 mil de doações legais para companheiros e chegou à primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados. Certamente foi um militante compreensivo. Felizmente, faltou-lhe a compreensão do comissariado. A reeleição da doutora Dilma, bem como a sua possível substituição por Lula, está ameaçada pelo exercício do que André Vargas chamou de “compreensão”. Esse sentimento, amplo, geral e irrestrito, prevaleceu no PT em 2005 quando ele optou pela blindagem dos mensaleiros.

Os partidos têm horror a cortar a própria carne. O PSDB manteve Eduardo Azeredo na sua presidência depois da exposição do mensalão mineiro. Fingiu-se de surdo por quase dez anos diante das sucessivas provas de que funcionara em São Paulo um cartel de fornecedores de equipamentos pesados, liderado pela Alstom. O comissariado marcha para uma campanha eleitoral onde enfrentará um desejo de mudança. Sua dificuldade estará em mostrar que se pode mudar com mais do mesmo. Se algo mudará com outros candidatos é um problema que caberá a cada eleitor julgar, mas, pela lógica, do mesmo, mudança não sai. Isso fica claro quando a doutora Dilma diz que há uma “campanha negativa” contra a Petrobras.Falso, o que há, desde 2003, é um aparelhamento partidário, com bonificações pessoais, dentro da empresa. Aqui e ali foram tomadas medidas moralizadoras, sempre em silêncio, até que o doutor Paulo Roberto Costa, tentando esconder sua contabilidade, foi parar na cadeia. Todos os governantes que fizeram campanhas políticas com a bandeira da moralidade, inclusive Lula, enganaram seus eleitores. A ferocidade com que o tucanato se opõe à manobra diversionista do PT para expandir o foco da CPI das petrorroubalheiras, é um indicador dessa “compreensão” generalizada.

Os tucanos de boa memória haverão de se lembrar do que foi a administração do doutor Joel Rennó na Petrobras (1992-1999). Em benefício de Fernando Henrique Cardoso, registre-se que ele herdou-o de Itamar Franco e manteve-o no cargo atendendo ao falecido PFL. O rápido isolamento de André Vargas é boa notícia. Ainda assim, é pouco detergente para muito pano. O que a campanha precisa é da luz do sol, inclusive em cima das propostas dos candidatos.

FRACASSO MUNDIAL

A notícia negativa envolvendo o Parque da Cidade no New York Times, um dos principais veículos de comunicação do mundo, é apenas mais um capítulo da triste história deste monumento que, após mais de cinco anos de sua primeira inauguração, ainda continua inutilizado, sem servir para a população.

QUARTA INAUGURAÇÃO

Após milhões de reais gastos no projeto, assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu sem ver a sociedade aproveitar seu projeto, o prefeito Carlos Eduardo anunciou hoje pelo twitter que vai reinaugurar a obra no início de junho. Será a quarta vez que será feita uma festa para entregar a construção ao povo. Espera-se que, dessa vez, o projeto não sirva apenas para fazer o natalense passar vergonha na imprensa mundial.

DESCASO

Se o prefeito finalmente saiu do silêncio para falar sobre o futuro do Parque da Cidade, continua devendo uma resposta sobre as obras de recuperação do viaduto do Baldo, interditado desde os últimos meses da gestão Micarla de Sousa. Quase um ano e meio de administração Carlos Eduardo e, até agora, foi instalado apenas o canteiro de obras no local, hoje dominado por moradores de rua. Lamentável.

25 DE MARÇO POTIGUAR

Um conhecido empresário de Natal está preparando um grande investimento para o Alecrim. Mas, o objetivo é atrair ainda mais comerciantes chineses com seus produtos sempre abaixo do preço local. Segundo fonte desta coluna, serão cerca de 500 barracas em um edifício provavelmente localizado na Avenida 9. Pode atingir em cheio o negócio dos empresários locais.

OBRA ESQUECIDA???

Leitor deste JH, o professor do Departamento de Engenharia da UFRN, Valdecir da Rocha, telefonou para a redação deste bravo vespertino e corrigiu informação divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Parnamirim para toda a mídia potiguar. Ex-engenheiro do Dnocs, o especialista lembra que a primeira cidade 100% saneada do RN foi São Rafael, após a mudança de território para construção da barragem. Resta saber se com o crescimento do município, o sistema também sofreu ampliações.

MÍDIA

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (16), a segunda fase da Campanha Educativa “Mais Gentileza, Menos Acidentes” que há um mês tem incentivado a direção segura entre os motoristas do estado. Difícil é ter paciência nessse trânsito caótico.

NEGÓCIOS

O IBGE divulgou nesta terça-feira (15) os dados do volume de vendas relativos a fevereiro. No mês, o Comércio Varejista Ampliado do RN emplacou alta de 10,2%, o melhor segundo mês do ano desde 2011. No somatório dos dois primeiros meses (em janeiro a alta registrada foi de 6,6%) o primeiro bimestre de 2014 acumula alta de 16,8% nas vendas, um resultado acima dos 13,8% registrados no mesmo período de 2013.

OPORTUNIDADE

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) vai realizar em Natal, nos dias 24, 25 e 26 de abril, o I Curso de Curso de Perícia Médica da cidade. Em natal o curso será dividido em cinco módulos, cada um com duração de um turno, e contará com a participação dos maiores especialistas brasileiros em Direito Médico.

GIRA MUNDO

Realmente não está fácil para ninguém. Segundo o blog de Teo José, o Amigos da Velocidade, hospedado no portal Uol, alguns pilotos de Fórmula 1 ameaçam fazer greve caso não forem quitadas as dívidas que as equipes têm com eles. Nico Hülkenberg, Romain Grosjean, Adrian Sutil e Kamui Kobayashi estariam com salários atrasados. Outro piloto com o mesmo problema, desde o ano passado, é o finlandês Kimi Räikkönen. Ele não recebeu os valores totais referente ao seu contrato com a equipe Lotus. Kimi, atualmente titular da Ferrari, busca outra forma de negociação para receber o que tem direito.

Compartilhar: