O suspiro da surpresa – Vicente Serejo

“Surpresa!” Há quem vibre e há quem tema quando escuta esta mágica palavra, especialmente carregada de emoção. Dever cumprido ou…

“Surpresa!” Há quem vibre e há quem tema quando escuta esta mágica palavra, especialmente carregada de emoção. Dever cumprido ou sonho há muito acalentado, quando realizados, nos fazem respirar mais fundo. Um alívio gostoso, com sensação de recomeço e olhar autoconfiante, voltado ao futuro.

Mas nada como suspirar com surpresas… O suspiro da surpresa é doce e derrete na boca como o suspiro sobremesa, delicada combinação de açúcar. Que sensação açucarada um novo amor. Que doces alegrias as novas amizades. Que tenro sentimento o da nova oportunidade. Que delícia a boa notícia. Que flash abençoado a novidade que invade o cotidiano, virando páginas e reescrevendo histórias. Não estar esperando por nada nem por ninguém e, mesmo assim, ser capaz de dizer “seja bem-vindo”. Ao que quer que apareça.

Quanto mais me coloco a prestar atenção no “funcionamento” da Vida, mais me convenço de que surpresas incríveis podem vir da autopermissão verdadeira. A Vida protege quem não se protege de forma doentia, quem confia que novos caminhos se desenrolarão como um tapete vermelho para um convidado ilustre. Quem anda com fé é a presença VIP que a Vida faz questão de reverenciar.

Há muitos caminhos para quem descobre que não controlar a Vida é o melhor caminho. Já escrevi, certa vez, que oportunidades incríveis sempre aparecem para um peregrino: é seguindo em frente, se lançando ao destino, que ele promove as condições de comer, dormir, vestir. Não se preocupa com o que é elementar e, com isso, ganha a si mesmo.

Bom vagar pela Vida, despretensiosamente, trilhando os caminhos do fazer o que se tem para o dia e se deparar com o “muito mais do que esperava”. Os corações tranquilos pavimentam a trilha da boa surpresa. São os ingredientes da doce delícia que explode na boca. E suspirando seguem, de surpresa em surpresa.

Porém, lá no fundo do paladar adocicado da surpresa insistem raspas de limão – intrigante desconhecido. Medos azedinhos que estragam o paladar quando passam da medida. O novo também assusta. Dá uma vontade de voltar atrás quando não sabemos o que há pela frente… Dá vontade de evitar a primeira mordida; afinal, passar a língua somente no doce suspiro pode ser suficiente para gozar a doçura.

Mas garantias não garantem emoções – insano erro na receita. O que são garantias na subjetividade da Vida? Em boca fechada, não entram surpresas. É permitido provar. Sempre existem outros caminhos. Surpresas precisam ser experimentadas com o apetite de quem se abre a um novo sabor. De olhos fechados e coração aberto.

Único

Mais de um mês depois da renúncia dos vereadores membros, a Comissão Ética da Câmara de Natal continua com apenas um integrante: Chagas Catarino (PROS), que ainda não finalizou os processos sob sua relatoria, desde o ano passado. Bertone Marinho (PMDB) e Bispo Francisco de Assis (PSB) deixaram a comissão, no início de maio.

Cartilha da Copa

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) publicou a cartilha “Para a Copa, tudo. Para o povo, um pouquinho”, sobre o “as injustiças da Copa 2014”, conforme post em seu twitter. Na publicação, diversos dados comparativos sobre obras relevantes e o evento e, na última página, divulgação da própria vereadora.

Buggys “legais”

Um projeto de lei que regulamenta o acesso às praias de uso público do RN para o serviço de buggy-turismo foi apresentado na Assembleia Legislativa. Além de determinar que o acesso a faixa de areia é exclusivo aos veículos permissionários do serviço, a matéria elenca quais os trechos do litoral são permitidos e proibidos.

Testes

A Justiça Eleitoral começou a testar, na última semana, pelo Brasil, os softwares que serão usados no pleito do dia 5 de outubro. O procedimento será exibido no programa “Giro Eleitoral”, que vai ao ar todo sábado às 16h50 e às terças-feiras às 7h54 na TV Justiça.

Pensamento positivo

Mesmo depois de ficar em segundo plano na abertura da Copa, Miguel Nicolelis comemora em suas redes sociais: “Brasil falando de neurociência em plena Copa Mundo! Centenas de e-mails de crianças brasileiras querendo aprender sobre exoesqueleto. Vitória total”.

Copa cultural

A Copa Cultural, programação planejada pela Secretaria Extraordinária de Cultura para o mês de junho, segue na Pinacoteca potiguar. Exposições de pinturas de artistas locais e estrangeiros e projeção de cinema compõem a iniciativa, que tem entrada gratuita.

Fluxo aéreo

Cerca de 3,7 milhões de pessoas se deslocaram de avião pelos 20 principais aeroportos do Brasil, na primeira semana da Copa do Mundo, o que representa 90% do fluxo de passageiros. Os dados, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), foram divulgados na última sexta-feira (20).

Homenagem

Será lançado, nesta semana, o Prêmio Feministas Históricas, em homenagem à escritora e feminista Rose Marie Muraro, que morreu de câncer, no último sábado (21). A premiação, que receberá o nome da escritora, também visa contemplar as que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres e hoje têm mais de 75 anos.

Produções brasileiras

O Brasil está representado na Seleção Oficial do FID – Festival Internacional de Cinema de Marselha, que acontece de 1º a 7 de julho, na cidade francesa, com a exibição dos longas-metragens “Ela Volta na Quinta”, de André Novais Oliveira, e “Toquei Todas as Suas Coisas”, de Matias Mariani e Maíra Buhler, e de três curtas-metragens.

Celebrando

A Casa Durval Paiva celebra 19 anos, no próximo dia 16 de julho, com a inauguração de suas novas instalações, reformadas e ampliadas com o patrocínio da Petrobras, Procuradoria do Trabalho, Instituto Ronald McDonald, Cidadão Nota 10 e o apoio do Sindicer-RN e doadores da Casa.

Compartilhar: