Obra do 1º binário de Natal segue cronograma e atinge 35% de conclusão

Segundo a Semopi, serviços na área de esgoto, água, telefonia, energia e rede já estão sendo finalizados

De acordo com o projeto, o trecho entre a BR-226 até a Rodoviária de Natal vão ter dois sentidos, mão e contramão. Foto: Heracles Dantas
De acordo com o projeto, o trecho entre a BR-226 até a Rodoviária de Natal vão ter dois sentidos, mão e contramão. Foto: Heracles Dantas

As obras do primeiro binário de Natal, nas avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara – que fazem parte do Lote 1 das obras de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo – estão com 35% de execução concluída. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, a previsão é de que as intervenções fiquem prontas até o final do mês de maio deste ano, mesmo prazo de conclusão das obras de mobilidade do Lote 2, que ficam no entorno do Estádio Arena das Dunas.

“Também estão prontos os desvios de tráfego e temos oito trechos em execução. Nesta terça-feira será iniciada a primeira concretagem do primeiro piso definitivo da Mor Gouveia entre a BR-226 (avenida Industrial João Mota) e a Rodoviária. Agora a partir de fevereiro, vamos trabalhar em três turnos não só na obra do Complexo Viário, como a da Mor Gouveia e da Jerônimo Câmara. Os serviços na área de esgoto, água, energia e rede e telefonia já estão sendo finalizados”, frisou.

De acordo com o projeto, o trecho entre a BR-226 até a Rodoviária de Natal vão ter dois sentidos, mão e contramão. Já a partir da Rodoviária de Natal até a avenida Prudente de Morais o fluxo de veículos será em sentido único com pista exclusiva de concreto para ônibus e asfalto para veículos leves. Ao chegar à Prudente de Morais, o retorno será pela avenida Jerônimo Câmara, seguindo até atrás da Rodoviária. Já no trecho que compreende a parte final da Rodoviária até a BR-226 será nos dois sentidos com duas faixas de ônibus exclusivas.

O cronograma da obra, orçada em R$ 114  milhões com recursos do FGTS, está sendo executada pela construtora E&T e contempla a demolição e remoção e substituição do pavimento; escavação drenagem, execução da rede de esgoto, e execução da rede de água. Todo o pavimento existente será reformulado com a substituição por um asfalto de alta qualidade e serão realizados serviços de esgotamento sanitário e drenagem.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Tomaz Neto, acrescentou que as intervenções estão ocorrendo por etapas para minimizar ao máximo os transtornos do trânsito da região. “A implantação de binários é uma tendência que existe nas grandes cidades e a população vai sentir rapidamente as melhorias que vão acontecer na área de mobilidade urbana da cidade”, concluiu.

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