Obscena lucidez – Vicente Serejo

Após dez anos de sua morte, a escritora Hilda Hilst está ficando “pop”. Ela, que passou a vida tentando ser,…

Após dez anos de sua morte, a escritora Hilda Hilst está ficando “pop”. Ela, que passou a vida tentando ser, pelo menos, compreendida e, quem sabe, valorizada como artista. Em vida, chegou a conseguir seu intento. Porém, somente entre alguns que ousaram conhecer sua vasta obra literária. Tive a oportunidade de conhecê-la quando, concluindo o curso de Jornalismo, fiz um documentário sobre Hilda para fechar minha graduação – “Hilda Hilst para Virgens”. Experiência ímpar em meus primeiros passos como jornalista, as lágrimas dela ao ver sua história representada nas imagens editadas por aquelas estudantes, foram o reconhecimento que eu precisava para iniciar minha carreira.

Eu e minha equipe ganhamos dela um livro de poesia “Do Amor”, guardado até hoje com todo o carinho e tenra lembrança, com a seguinte dedicatória: “Para vocês e para quem mais quiser – o que não creio. Hilda Hilst”. Um desabafo por acreditar que poucos se interessavam por seu legado de amor à arte de escrever… Desejava ser lida – objetivo óbvio e máximo de qualquer escritor.

Sua Casa do Sol, no interior de São Paulo, se transformou no Instituto Hilda Hilst. Eternizar seu trabalho é o esforço dos “herdeiros” que tomam conta da instituição e se atualizam para não deixar Hilda “morrer”. Para facilitar o acesso à obra da escritora, o Instituto lançou o e-commerce temático “Obscena Lucidez” (www.obscenalucidez.com.br), que oferece toda a produção literária da artista on-line, camisetas, capas para celular, artigos de papelaria, entre outros itens. Em 2001, quando produzi meu trabalho de conclusão de curso sobre ela, era muito difícil ter acesso às suas obras. Lembro-me de peregrinar por diversas bibliotecas da Unicamp em busca dos títulos. Além disso, há agora o site do IHH na internet, com muitas informações, assim como perfis nas redes sociais.

Em abril do ano passado, também foi inaugurado um teatro, com cerca de 100 lugares, no pátio da Casa do Sol, e um longa-metragem sobre a escritora está sendo produzido por Gabriela Greeb, para ser lançado em 2015. Ações para que as novas gerações possam conhecê-la.

Quero compartilhar com vocês, leitores, um pequeno trecho de Hilda, em seu livro “Tu não te moves de ti”. Depois dele, talvez, vocês sintam que vale a pena conhecer a polêmica e intensa senhora HH. Agora, felizmente, há muitas possibilidades para isso.

“Pra onde vão os trens, meu pai? Para Mahal, Tami, para Camiri, espaços no mapa. E depois o pai ria: também para lugar algum, meu filho. Tu podes ir e, ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti”.

Clima

Tucanos do RN esperam que a convenção nacional do PSBD, neste sábado (14), no Expocenter Norte, em São Paulo, tenha um clima de mais otimismo do que o último encontro do partido em terras potiguares.

Expectativa

Os comentários de quem compareceu ao evento em Natal, recentemente, foram de que os correligionários não estavam muito empolgados com as possibilidades da legenda nas eleições. Rogério Marinho deve tentar sua reeleição, enfrentando dificuldades de diversas ordens.

Presenças esperadas

No evento em SP, que lança Aécio Neves como candidato a Presidência da República, são esperadas mais de cinco mil pessoas, vindas de todo país, além de aliados estratégicos, como o potiguar presidente do DEM, José Agripino.

Busca por apoios

O governadorável Robinson Faria (PSD) continua suas andanças em busca de apoios políticos. Neste final de semana, ele estará no Seridó. A convenção de seu partido ainda não tem data definida para acontecer.

Aplicativo para eleitores

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está oferecendo, pelo site www.mcce.org.br, um aplicativo para smartphones (App Transparência), para acompanhar os políticos e suas informações de candidatura. Também é possível denunciar e criar comentários sobre cada candidato.

Ranking da corrupção

No mesmo site, há diversos materiais informativos, assim como pesquisas. Circulando pela internet, um ranking com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000. As informações se baseiam em dados divulgados pelo TSE.

Ghana in Brazil

Para apresentar aos natalenses um pouco da cultura ganesa e promover interação, acontece, nesta segunda-feira (16), às 16h – data do jogo entre Gana e Estados Unidos, na Arena das Dunas – o Ghana in Brazil.

Interação e arte

Cerca de 1000 ganeses, integrantes da comitiva, entre autoridades, convidados, equipe técnica e torcedores, estarão em Natal para o evento, que contará com palco para as apresentações de artistas ganeses.

Recorde

Às vésperas do Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16/06), o projeto Tamar comemora o recorde de nascimentos de filhotes em toda a história do projeto. Nesta última temporada, nasceram cerca de 2,2 milhões de filhotes, 300 mil a mais que na penúltima.

Doze anos

Para comemorar os 12 anos de atuação no mercado potiguar, a agência Fácil Comunicação apresenta novo site – www.facilcomunicacao.com.br. O espaço virtual oferece aos jornalistas uma área exclusiva com notícias e fotos sobre os clientes.

Compartilhar:
    Publicidade