Ópera Carmina Burana ganha nova adaptação feita pela Orquestra Sinfônica RN

A parceria é com o coral de 100 vozes e bailarinos da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão

Conr6

Conrado Carlos

Editor de Cultura

Outra noite que promete ser das principais do ano, essa de amanhã (30) em que a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte apresenta o espetáculo Carmina Burana no Teatro Riachuelo, às 21h. Será o terceiro concerto da OSRN na temporada 2014, logo com o clássico de poemas do século XIII, musicados pelo alemão Carl Orff em 1936.

Conduzida pelo maestro Linus Lerner (foto), a ópera será amplificada por de um coro com 100 vozes, bailarinhos e acrobatas da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão. Os 24 poemas viraram canções que abordam a moral medieval, rico em sugestões picantes. Amor, religião e estilo de vida dos autores, monges e eruditos, estão no centro da narrativa musical. A apresentação de amanhã trará a íntegra da história, em uma coreografia que exibirá o enredo emotivo e sedutor.

Está prevista a participação de três solistas internacionais: a soprano Christi Amonson, o tenor Adriano Pinheiro e o barítono Wladimyr Carvalho. Aquela, é uma cantora clássica e professora de canto e ópera na Universidade de Troy. Ms. Amonson. O tenor, natural de Goiânia, concluiu, em 2012, o Professional Studies in Voice da Manhattan School of Music em New York, onde também trabalhou como professor de canto. É também mestre em Música pela UNESP. E Wladimir, atualmente, é coralista e solista do Coral de Câmera e Coral Lírico Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

“A Carmina é incrível. Como admirador do tema e fã de ópera, fico muito feliz de ver uma peça dessa aqui em Natal, pois sei que a Orquestra do Estado tem padrão de qualidade. Poucas peças artísticas conseguem tamanha precisão na crítica aos costumes de sua época. E passados esses séculos todos, ainda continua atual”, diz João Alexandre Oliveira, professor de história que acredita no valor da arte como instrumento social – Orff ficou famoso como pedagogo musical.

Compartilhar:
    Publicidade