Operação Carnaval mobilizará 2.400 policiais militares no RN‏

O comandante-geral da Polícia Militar ainda garantiu que o pagamento das diárias operacionais já foi assegurado pela Governadora Rosalba Ciarlini

Coronel Araújo concede coletiva sobre a Operação Carnaval. Foto:Demis Roussos
Coronel Araújo concede coletiva sobre a Operação Carnaval. Foto:Demis Roussos

A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte concedeu uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (27), na Governadoria, no Centro Administrativo, para detalhar a Operação Carnaval 2014. O evento teve a participação do comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, do comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, da secretária-adjunta da pasta da Segurança Pública e Defesa Social do RN, Maria do Carmo Alves, da diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira, e do delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler.

Neste ano, a operação será iniciada nesta sexta-feira (28) e se estende até a quarta-feira de cinzas (5).  O reforço do policiamento será feito na capital, região metropolitana, e interior do estado, sobretudo em cidades que terão atrações musicais que aglomeram muito público, como no caso de Natal, Apodi, Alexandria e Caicó, por exemplo.

Para isso, 2.400 policiais militares serão designados para atuar a partir do sábado (1º) até a quarta-feira de cinzas (5). De acordo com o coronel Araújo, os policiais envolvidos na Operação Carnaval farão também a segurança suplementar nos presídios potiguares. A polícia de trânsito, que desde janeiro deste ano já apreendeu 803 carteiras de habilitação de motoristas pegos na Lei Seca, também terá atuação em todo o estado.

Os PMs serão divididos em turnos de trabalho e remanejados de acordo com a necessidade de cada polo cultural da folia de momo. O comandante-geral da Polícia Militar ainda garantiu que o pagamento das diárias operacionais já foi assegurado pela Governadora Rosalba Ciarlini.

“Os policiais já estarão em ação devidamente remunerados para desenvolver o trabalho. Eles farão o trabalho ostensivo nas áreas urbanas e garantirão a segurança do folião para que ele possa se divertir sem preocupação. Além disso, teremos o reforço nos presídios do Rio Grande do Norte com o apoio do BOPE”, comentou.

No Corpo de Bombeiros, 150 profissionais estão mobilizados para todas as regiões do estado, com 40 guarda-vidas na região metropolitana e cidades vizinhas, além de 10 militares para a região Oeste. Três equipes formadas por unidades de Salvamento Terrestre, Combate a Incêndio e Ambulâncias estarão distribuídas durante a sexta-feira (28), sábado (1º) e quarta-feira de cinzas (5).

As delegacias de Plantão das Zonas Sul e Norte de Natal da Polícia Civil ficarão abertas ao cidadão 24 horas por dia durante o período do Carnaval 2014 (a partir do dia 28/02, às 18h, até 05/03, às 08h). A delegacia de Plantão do Litoral Sul funcionará no prédio da Coordenadoria Regional do Litoral, em Pirangi do Norte, Parnamirim. Assim como a Polícia Militar, os valores das diárias operacionais para a Polícia Civil também estão garantidos e foram pagos para os profissionais da segurança.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia terá pela primeira vez uma equipe específica para perícia externa e mais um especialista em residuográfico. Natal terá mais dois rabecões à disposição por plantão, mais uma equipe de perícia externa (local de crime) e outra de perícia interna. Mossoró terá mais um perito de sobreaviso para reforçar o plantão.

 

Compartilhar:
    Publicidade