Para quem curte: Site lista as oito praias naturistas oficiais no país

Nelas os naturistas têm a chance única de se aproximar da natureza e se despir por inteiro

Santa Catarina abriga três das oito praias onde a prática do nudismo é liberada no Brasil. As outras ficam no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba.

Nelas os naturistas têm a chance única de se aproximar da natureza e se despir por inteiro, deixando de lado não apenas as roupas, mas também todos juízos de valor que permeiam a sociedade.

Sem moda, padrões de beleza e, principalmente, sem conotação sexual, os naturistas seguem um estilo de vida diferente, priorizando o respeito à natureza, bem como às pessoas ao redor. Prova disso é o fato de existirem regras e condutas bem específicas nestas praias, fazendo com o que a harmonia e o respeito sejam os principais fatores a comandar um belo dia de sol.

Rio na praia de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia. Foto: Divulgação
Rio na praia de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia. Foto: Divulgação

Outro detalhe importante é que as praias oficiais são registradas e filiadas à FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), o que garante a seriedade e integridade destes lugares.

Vale lembrar ainda que o naturismo pode ser considerado uma filosofia de vida, com preceitos bem definidos. De acordo com a FBrN, “naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente”.

Mesmo com conceitos e regras bem definidas, nada impede que os não adeptos da filosofia frequentem as praias naturistas. Ao contrário, todos são convidados a tentar viver este estilo de vida.

O site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, listou as oito praias naturistas oficiais no país. Confira abaixo:

PRAIA DO PINHO (CAMBORIÚ – SANTA CATARINA)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo61

A mais tradicional entre as praias naturistas, é a primeira praia oficial do gênero no país. Por isso mesmo, é a mais conhecida entre os adeptos naturistas e os que pretendem conhecer este estilo de vida. Para receber a todos, sua infraestrutura é completa, com pousada, camping, bar à beira mar, banheiros e chuveiro.

GALHETA (FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo4

Indicada para os mais tímidos, em Galheta o nudismo é opcional, sendo possível caminhar pela praia com roupas de banho. O acesso é feito por uma trilha de com quase 400 metros de extensão, a qual deve ser percorrida a pé. Fica ao lado da Praia do Mole.

PRAIA DE PEDRAS ALTAS (PALHOÇA – SANTA CATARINA)

ytjtyjtyjseww

Seu público segue um estilo mais alternativo e, por isso, o clima de aldeia hippie toma conta do lugar. De mar calmo, suas águas são indicadas para banho e esportes aquáticos. Para chegar até lá, é preciso seguir pela BR-101 e enfrentar 6 km de estrada sem asfalto.

TAMBABA (CONDE – PARAÍBA)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo8

Há cerca de uma hora da capital paraibana, Tambaba é a praia nudista que mais atrai estrangeiros. Tanto é que, em 2008, foi sede do 310º Congresso Internacional de Naturismo. Sua beleza natural é capaz de impressionar qualquer pessoa e, além disso, o lugar conta com boa infraestrutura, com pousada e restaurante à beira-mar.

MASSARANDUPIÓ (ENTRE RIOS – BAHIA)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo3-910x682

O cenário pintado por coqueiros que cercam a areia faz com que Massarandupió seja uma das praias naturistas mais bonitas do país. Com água quente e cristalina, colocando diferentes peixinhos à mostra, o lugar tem ainda pequenos riachos paralelos de água doce. Próximo à Praia do Forte, o acesso é feito por uma estrada de areia, com 7 quilômetros de extensão.

BARRA SECA (PONTAL DO IPIRANGA – ESPÍRITO SANTO)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo9

Localizada exatamente no município de Pontal do Ipiranga, a 50 km de Linhares, sua paisagem é formada com a junção do mar com um rio que ali deságua. Para chegar até a praia, é preciso atravessar o rio de barco ou canoa. A travessia é organizada pela NatEs (associação naturista do Estado). Entre praia, rio e dunas, formam-se pequenas piscinas naturais.

PRAIA DO ABRICÓ (RIO DE JANEIRO – RJ)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo5-910x682

Única praia nudista dentro de um centro urbano no país, Abricó fica na região da Reserva de Grumari, ao lado da Prainha. É uma das mais democráticas, pois aceita a entrada de solteiros, o que não acontece em outras praias que permitem apenas o acesso a casais.

OLHO DE BOI (BÚZIOS – RIO DE JANEIRO)

viagem_catraca_livre_praias_nudismo1

Com aspecto selvagem, esta praia é totalmente deserta, sem a presença de estabelecimentos comerciais. Quem pretende passar o dia por lá deve se precaver com sua própria comida e bebida. Bem pequena, com no máximo 100 metros de extensão, o acesso é feito por uma trilha de 600 metros, que inclui a passagem por um morro.

Estas são as praias oficiais, onde o nudismo é liberado. Para curtir essas paisagens e não fazer feio, confira o código de ética e outras informações no site Federação Brasileira de Naturismo.

 

Fonte: Site Skyscanner

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: