Paralisação dos médicos da prefeitura de Natal acontecerá amanhã

Manifestação por melhores condições de trabalho está marcada para a manhã desta terça-feira, na Maternidade das Quintas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Está marcada para amanhã (20), a paralisação total, por 24h, dos atendimentos médicos municipais em Natal. Os médicos municipais cobram a resposta imediata da prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde- SMS, a respeito de reivindicações por melhores condições de trabalho.

Para marcar a paralisação os médicos realizam um ato público, em frente à maternidade das Quintas, às 9h da manhã. Uma nova assembleia ocorre hoje (19), no Sindicato dos Médicos do RN – SINMED-RN, para provável votação de indicativo de greve e organização de um calendário de manifestações.

A retomada das negociações a cerca da incorporação de parte do adicional de insalubridade ao salário base também é uma das reivindicações da categoria. Em audiência realizada no fim de março com o prefeito Carlos Eduardo, e procuradores do município, o secretário de saúde, Cipriano Maia, se comprometeu em apresentar no início de abril um estudo de impacto para a reivindicação do Sinmed-RN, o que ainda não ocorreu.

Os profissionais cobram ainda uma revisão da Portaria nº 050, publicada pela SMS em março, que estabelece regras complementares acerca dos critérios de fixação do quantitativo de plantões permitido para estabelecimentos da rede municipal de saúde. A portaria fixa o número mínimo de plantões a ser executado pelos profissionais, sem, no entanto, definir limite máximo, o que deixa os profissionais à mercê da administração das unidades.

Serviço:

Manifestação dos médicos do Município de Natal

Data: 20 de maio

Hora: 9h

Local: Maternidade das Quintas

Compartilhar: