Perfil Viva Natal divulga Natal no Face e Instagram para elevar fluxo de visitantes

A possibilidade de trocar experiências, dicas e reclamar dos problemas da cidade permitem uma espécie de relatório diário

Desde fevereiro do ano passado, a Prefeitura criou uma nova ferramenta para divulgar a cidade: o perfil nas redes sociais Viver Natal. Barata, ágil e com alto poder comunicativo, a página se consolidou como um sucesso para o turismo local nos mercados regionais, nacional e internacional. Parte de um planejamento de mídia elaborado pelo secretário de comunicação social, Heverton de Freitas, a iniciativa está no Facebook e Instagram, com um bom número de seguidores, e números de visualizações que impressionam – só neste último, em onze meses, foram mais de 1,8 milhão.

A possibilidade de trocar experiências, dicas e reclamar dos problemas da cidade permitem uma espécie de relatório diário para quem administra o Viver Natal. Para Gunther Guedes, coordenador de mídia sociais da Mídia Comunicação (empresa criadora do perfil), era o único caminho a ser seguido por um destino que enfrenta concorrência das capitais vizinhas e quer manter-se entre os mais procurados. “É uma tendência mundial para traçar novas estratégias de divulgação e colher respostas na hora. Funciona como um termômetro. Outras cidades brasileiras já tinham um perfil nas redes sociais e todas as grandes do mundo também”.

Além dos novos seguidores, visitantes interagem sobre passeios, restaurantes, bares, festas e demais informações sobre a cidade. Gunther confirma que “90% das avaliações na hashtag #ViverNatal são positivas. Todas abordando suas experiências na cidade”. Ele destaca que a antecipação dos programas e de noções básicas sobre Natal têm sido o ponto positivo. “Antes de chegar aqui ela já tem um guia sobre os circuitos alternativos às praias, como o roteiro das igrejas e museus. O jornal O Globo, por exemplo, fez contato através das informações de esportes radicais, que era a matéria que eles vieram fazer”.

Carnaval e Copa do Mundo são os dois eventos que ocuparão as ações do Viver Natal nos próximos meses. Coberturas especiais, com inserções de textos, fotos e vídeos estão agendadas para dar sequência ao trabalho de divulgação iniciado com posts patrocinados pelo Nordeste e nos países que jogarão na Arena das Dunas. O secretário Heverton de Freitas ressalta o aumento do número de acessos, após essas medidas. “A Copa do Mundo tem um perfil de turistas muito específico, por isso fizemos esses posts patrocinados pela América Latina, parte da Europa e Estados Unidos”.

Com os americanos, por sinal, o retorno decepcionante. “Talvez por terem uma realidade diferente, os Estados Unidos não corresponderam a nossa expectativa”, disse Heverton. Ao contrário de México e Itália, ambos os países com tradição futebolística e, no caso dos italianos, ligação cultural. “Isso logo após o sorteio da Copa. Hoje quem visita bastante o Viver Natal são os chilenos e os outros latinos, como os próprios mexicanos, que foram uma grata surpresa” – o custo de manutenção anual do perfil é mais barato do que 30 segundos na televisão pernambucana, mídia que a Prefeitura fará para atrair gente para o Carnaval.

Dos 2,5 milhões de turistas que Natal recebe por ano, o que se assemelha ao fluxo da ilha de Cuba, cerca de 300 mil são estrangeiros. Um número aquém das possibilidades. À frente da pasta, Fernando Bezerril fala que o Viva Natal tem sido bem aceito tanto pelo trade, como pelos visitantes. “É um trabalho sem aquela coisa pesada da chapa branca. Muitos nem sabem que se trata de uma ferramenta de um órgão oficial. Temos recebido elogios de internautas que falam sobre a leveza e a inteligência das informações. Ali não tem propaganda, é uma coisa limpa, transparente que estava faltando para ajudar a cidade em sua divulgação”.

dsfb

Tragédias

As mortes do diretor Eduardo Coutinho e do ator Philip Seymour Hoffman, ambas no domingo (02), revelaram parte do lado mais sombrio da existência humana. O americano, 46 anos, ex-alcoolatra e usuário de drogas mais leves, enveredou pelo vício em heroína, a mais sedutora e mortal de todas elas. Deixará saudades por papeis memoráveis, como em Boogie Nights (1997), Quase Famoso (2000) e Capote (2005), filme que lhe deu o Oscar de Melhor Ator (foi indicado outras três vezes). Já o diretor brasileiro, foi personagem de um filme de terror. Às primeiras notícias de que o homem de 80 anos tinha sido esfaqueado pelo filho esquizofrênico foram impressionantes. A morte dessas pessoas públicas causou incômodos privados, daqueles violentos que ocupam nossas mentes, tamanho foi o absurdo.

 

Resultado

Amanhã (4) será anunciado o resultado do 12º Festival de Dança Folclóricas e Contemporâneas do Rio Grande do Norte, que aconteceu durante a Fiart. Os jurados examinaram quesitos, como adereços, harmonia e música. Um dos favoritos é o Grupo Samba de Roda, da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, de Extremoz. Monte Alegre, Macaíba, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, São José do Mipibu e Arez também estão no páreo.

 

Expresso Zahar

A editora carioca estreia um selo com e-books curtos, para serem lidos durante o café ou no trânsito cada vez mais lento e enervante. São 61 títulos de contos e novelas, como as histórias de Sherlock Holmes, e infantis de Hans Christian Andersen e dos irmãos Grimm. Tem também peças teatrais e pequenos ensaios de antropologia, arquitetura, como “Matemática Lúdica”, do renascentista Leon Battista Alberti. Alguns gratuitos. Já disponíveis nas principais livrarias virtuais, os livros custam entre R$ 1,90 e R$ 4,90.

 

Moska no Riachuelo

O Teatro Riachuelo prepara o palco para receber o cantor e compositor Paulinho Moska, como atração do projeto MPB Petrobras, no dia 10 de fevereiro, às 20 horas. Em formato de voz e violão, o repertório trará canções do último trabalho do artista, “Muito Pouco Para Todos”. Com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), a noite terá a abertura da cantora Clara Menezes. O MPB Petrobras retorna a Natal para promover a música popular brasileira nacional e local e democratizar o acesso a espetáculos de qualidade.

 

O Rappa em Pipa

Gosto muito da banda carioca, mas ela é mais uma que integra o Manjados Futebol Clube, juntamente com Capital Inicial, Biquíni Cavadão, Nando Reis e Zeca Baleiro. Falou em festa fora do esquema forró-axé-suingueira, só pagam eles. Agora é na Pipa Open Air, no dia 19 de abril, com Uskaravelho de abertura. Falcão e Cia sempre fazem ótimos shows e o clima de feriadão da Semana Santa será propício para mais um deles. Mais para frente, voltaremos a comentar por aqui.

 

Cinema polonês em Natal

Hoje começa o 5º Festival de Cinema Polonês com curtas, longas (serão seis ao todo, com destaque para a comédia de humor negro “Canção de ninar”, de Juliusz Machulski) e animações exibidos no IFRN da Cidade Alta. Depois de Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, é a vez de o público natalense ter contato com a produção atual e com clássicos da Sétima Arte no país vizinho e inimigo histórico dos alemães. Até a próxima quarta-feira (05), as duas sessões acontecem às 09h e às 18h30. Mais informações: www.facebook.com/ifrncidadealta.

 

Sexy latinas

Shakira e Rihanna vendem o Pacote Master do erotismo no clipe de “Can’t Remember to Forget You”, tema pop mais descartável que papel higiênico. Entre charutos, poses ginecológicas, closes nas ancas, ambas as latinas, uma de Barbados, outra, da Colômbia, dividem a cama na música que fará parte do novo disco da mulher de Piqué, a ser lançado em março. A letra fala de um amor frustrado, cujas dores são aplacadas com indocilidade pra todo lado e um suposto rock and roll no refrão. Vale uma conferida apenas para ver as duas gatas no cio, viçando uma na outra como manda a regra marqueteira do momento. Se não fosse isso, o que seriam das duas?

Compartilhar:
    Publicidade