Período chuvoso se consolida em quase todas as regiões do RN

- As previsões otimistas da Gerência de Meteorologia da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) começam…

- As previsões otimistas da Gerência de Meteorologia da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) começam finalmente a se confirmar, para alívio dos produtores rurais castigados por dois anos seguidos de seca.

– Neste início de março a estação chuvosa está se consolidando nas diversas regiões do Estado, com maior intensidade nos municípios das mesorregiões Oeste e Central Potiguar, e em volumes já animadores nas terras do Agreste e do Litoral Leste.

– Os últimos boletins pluviométricos divulgados pela Emparn vêm registrando dia a dia a ocorrência de chuvas abundantes não apenas em pontos isolados do território estadual, mas se espalhando por regiões inteiras, e que se prolongam por horas, contribuindo assim para o reabastecimento de açudes e barragens e já ocasionando enchentes nos rios secos do nosso semiárido.

– Durante o dia de ontem e até o início da manhã de hoje foram anotadas chuvas em mais da metade dos 197 postos de medição pluviométrica que a empresa estatal monitora no RN, com destaque para os de municípios como Luís Gomes (82 milímetros), Frutuoso Gomes (80), José da Penha (75) e Tenente Ananias (70), todos no Alto Oeste; Parelhas (55), no Seridó; Jundiá (32), no Agreste; e São José de Mipibu (30), na grande Natal.

– Em vários pontos do território o acumulado de chuvas já ultrapassa os 200 milímetros, o que assegura condições plenamente favoráveis ao início do plantio das culturas de sequeiro.

– Entretanto, ainda há motivo para preocupações diante da baixa pluviosidade em áreas como o Trairi (municípios de Santa Cruz, Tangará e adjacentes) e em parte da chamada região do Mato Grande (Jandaíra, Pedra Preta, Jardim de Angicos…).

5º Grito da Pesca e da Aquicultura trará ao RN 3 ministros e outras lideranças nacionais

– A convite do presidente da CNPA (Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores), o potiguar Abraão Lincoln Teixeira da Cruz, três ministros de Estado virão ao Rio Grande do Norte no próximo dia 22 para participar do 5º. Grito da Pesca e da Aquicultura, mobilização que ocorrerá na Praia de Barra de Cunhaú, município de Canguaretama, que abriga uma das maiores colônias de pesca do Nordeste.

– Considerado o maior evento reivindicatório dos trabalhadores do setor pesqueiro do país, a série dos “gritos” chega finalmente ao RN e reunirá milhares de profissionais das nossas colônias de pescadores, além de trabalhadores do setor atuantes nos Estados vizinhos.

– Os ministros convidados para o evento são Marcelo Crivella (da Pesca), Manoel Dias (do Trabalho e Emprego) e Garibaldi Filho (da Previdência). Mas, além deles, alguns políticos de notoriedade nacional também confirmam presença, tais como o senador Benedito Lira, presidente da Comissão de Agricultura do Senado.

– Abraão Lincoln ressalta que o evento na Praia de Barra de Cunhaú será um marco para o segmento trabalhista pesqueiro, pois celebrará importantes conquistas obtidas no governo da presidente Dilma Rousseff e servirá para o anúncio de novas lutas da CNPA em benefício das comunidades de pescadores de todo o país.

– Até sexta-feira, o presidente da Confederação se reunirá com todos os dirigentes das federações estaduais de pescadores e aquicultores, visando acertar com eles a vinda ao RN do maior número possível de delegações.

Turismo potiguar será divulgado em Portugal

– O Rio Grande do Norte, através da Emprotur (Empresa de Promoções Turísticas) e de um grupo de hoteleiros e operadores locais, participa de hoje até domingo, em Portugal, da vigésima sexta edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL/2014), uma feira internacional que se inclui entre as mais importantes do calendário de eventos do segmento na Europa.

– Segundo o empresário Sandro Pacheco, presidente da Emprotur, “a presença potiguar na BTL é particularmente importante por causa das três ligações semanais que o Estado tem junto à companhia aérea portuguesa TAP, com conexão em Lisboa para diversos países europeus.

– E ainda adianta Sandro: “Em julho, logo após a Copa, já acordamos com a TAP a criação de uma quarta frequência semanal, partindo de Natal até Lisboa”.

– Semana passada, a comitiva do “trade” turístico potiguar que hoje se acha em Lisboa esteve na Alemanha, participando de uma feira (a ITB) em Berlim, a convite da Embratur e do Itamaraty, que ali montaram um grande estande para apresentar ao mercado europeu e à mídia especializada as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

– Promoção semelhante à de Berlim será realizada em Tóquio nas próximas semanas, para a qual a Emprotur e o pessoal do “trade” potiguar já estão convidados, já que Natal também receberá a seleção do Japão e deverá atrair muitos turistas japoneses.

 

Prefeitura de Monte Alegre reduz ISS de empresas que ocupem seu Distrito Industrial

– O prefeito Severino Rodrigues, que nesta sexta-feira inaugurará o Distrito Industrial do Município de Monte Alegre, anuncia que serão assegurados às empresas que se instalarem no local incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura, sob a forma de redução da carga do ISS (Imposto Sobre Serviços) que poderão chegar a até 75 por cento, com base no número de empregos que cada uma vier a gerar.

– Quanto maior o número de empregos a serem proporcionados à população monte-alegrense pelas empresas, maior será o percentual do desconto do tributo municipal, variando de 20 a 75 por cento.

– Diz o prefeito que, além disso, as empresas que optarem por se instalar no Distrito Industrial de Monte Alegre terão outras vantagens, tais como taxas de juros mais baixas nos bancos oficiais ao buscarem financiamentos, já que o município se situa no semiárido, ao contrário de outros que integram a região metropolitana, como Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo.

Prazo para entrega da RAIS 2013 termina dia 21

– O prazo para os empregadores (pessoas físicas ou jurídicas) entreguem ao Ministério do Trabalho e Emprego a Relação Anual de Informações Sociais do ano-base 2013 – RAIS 2013 – está quase chegando ao fim.

– O período da declaração, que começou no dia 20 de janeiro, terminará na sexta-feira da próxima semana, dia 21. As informações devem ser transmitidas mediante o uso obrigatório de certificado digital (e-CNPJ ou e-CPF) para todos os estabelecimentos que possuírem 11 ou mais vínculos empregatícios, incluindo órgãos da Administração Pública.

– Instituída pelo Decreto 76.900, a RAIS tem por objetivo fornecer ao Governo Federal dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, informações referentes à atividade trabalhista no país e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Os dados coletados são utilizados, por exemplo, para controle dos registros do FGTS e identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP, entre outras possibilidades.

– A declaração da RAIS é obrigatória para empregadores urbanos e rurais; autônomos ou profissionais liberais que tenham mantido empregados no ano-base; órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior; conselhos profissionais, criados por lei, com atribuições de fiscalização do exercício profissional, e entidades paraestatais; condomínios e sociedades civis; e cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas.

Compartilhar: