Pinacoteca Potiguar recebe mostra itinerante 15 Artistas Italianos no Brasil

A mostra promovida pela Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira será aberta quinta-feira, 10 de julho. São 45 quadros de artistas italianos contemporâneos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O público que visitar a Pinacoteca Potiguar a partir do dia 10 de julho terá a oportunidade de conhecer um belo recorte da arte contemporânea italiana. Por iniciativa da ACIB – Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira, através do produtor cultural Renato Scalon, a Exposição coletiva “15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil”, de caráter itinerante em território brasileiro, chega a Natal e será aberta às 19h, desta quinta.

Trata-se de uma exposição que apresenta e promove a itinerância das obras de 15 artistas, três quadros de cada um deles, num total de 45, reunindo os seguintes artistas plásticos de renome no atual cenário italiano: Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Anna Madia, Carlo Galfione, Carlo Gloria, Chiara Pirito, Cristina Mandelli, Davide Le Grazie; DOCMIO – (Andrea Gammino e Paolo Pieretto), Laura Pugno, Manuele Cerutti, Marco Memeo, Nicola Bolaffi, Paolo Leonardo e Pier Luigi Pusole; destacando-se as obras dos principais nomes das artes contemporâneas da região do Piemonte.

Para maior dinamicidade e alcance do projeto, foi produzido um DVD, com 32 min., no ateliê de cada um dos 15 artistas, contendo os seus depoimentos acerca das próprias obras, a ser exibido durante a exposição. Também foram produzidos catálogos, com 94 páginas, em papel couché, com sobrecapa em quadricromia e as 45 reproduções em cores das obras. A curadoria internacional da exposição é de Alberto Farinella, professor de Estética no Instituto de Belas Artes de Turim, na Itália. A curadoria local é de Renato Scalon, especialista em pintura e demais manifestações da arte contemporânea.

A exposição “15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil” conta com o apoio do Conselho Regional do Piemonte e da cidade de Turim (Itália) e está sendo patrocinada pela Ferrero Rocher (Brasil), responsável por trazer as obras ao país bem como pela produção dos catálogos. A exposição conta com o apoio cultural do Instituto Italiano de Cultura (Brasil).

O objetivo maior dessa mostra é o intercâmbio cultural Brasil-Itália. Em princípio, a arte italiana circula pelo Brasil e, numa segunda fase, os artistas brasileiros serão convidados a expor na Itália, Suíça e Alemanha. Com a concretização desta primeira fase do projeto, será dado início à segunda, intitulada “15 Artistas Brasileiros Contemporâneos na Itália”. Deste modo, será consolidado o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil, objetivo maior da iniciativa. (Texto adaptado a partir do original produzido por Francisco Alves).

SERVIÇO:

Exposição “15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil” – Abertura: 10 de julho, às 19h. Local: Pinacoteca Potiguar. Praça Sete de Setembro, s/n. Cidade Alta. Visitação: até 9 de agosto, de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos finais de semana, das 9h às 17h. Tel.: (84) 3211-7056.

 

Compartilhar: