Polícia Militar dá continuidade a Operação Avante em Macaíba

A intenção é estender a operação militar para toda a semana

Polícia Militar realiza operações  nas cidades de Macaíba (acima)  e Mossoró (ao lado), com o  objetivo de reduzir nas duas cidades  os altos índices de violência  registrados durante todo o ano de 2013. Foto: José Aldenir
Polícia Militar realiza operações
nas cidades de Macaíba (acima)
e Mossoró (ao lado), com o
objetivo de reduzir nas duas cidades
os altos índices de violência
registrados durante todo o ano de 2013. Foto: José Aldenir

A Polícia Militar retoma hoje a Operação Avante em Macaíba, que já registrou 102 homicídios somente neste ano, incluindo o do garoto Cleiton Mendes, morto após ser usado como escudo em uma troca de tiros entre bandidos locais, na semana passada. Durante todo o final de semana, o efetivo policial será reforçado no município, em ações de patrulhamento ostensivo e abordagem a pessoas e veículos.

Segundo o comandante da Operação Avante, major Rodrigo Trigueiro, o foco principal durante as abordagens é apreender armas de fogo e entorpecentes, recapturar foragidos e prender pessoas mal-intencionadas que possam cometer algum tipo de crime na região. As ações são realizadas em todo o município, com uma atenção especial às áreas com maior índice de criminalidade, detectadas em estatísticas de ocorrências e denúncias.

O major Trigueiro disse ainda que os crimes contra pessoas e patrimônio, que também acontecem em grande número em Macaíba, tendem a diminuíir nos dias em que há reforço no policiamento ostensivo e que, por isso, a intenção é estender a operação militar para toda a semana. A questão está sendo debatida com a Secretaria de Segurança Pública e de Defesa Social (Sesed).

“Por enquanto, a ação está concentrada nos finais de semana, quando acontece a maioria dos casos, mas o nosso objetivo é estender sim, para todos os dias, para diminuirmos os números negativos de crimes contra pessoas e patrimônio. Estamos conversando com os superiores, para que isso aconteça e em breve, já que é uma reivindicação da população, que mais sofre com a criminalidade”, explicou o major.

Ele também afirmou que o reconhecimento das áreas mais críticas de Macaíba está sendo feito aos poucos, com base nos dados estatísticos de crimes e que, apesar disso, já é possível estabelecer uma mancha criminal no município, onde a Polícia Militar atua com maior presença e rigor. “O nosso objetivo é estabelecer a tranquilidade dos moradores”, falou.

 

PM retoma Operação “Mossoró Segura”

Além de Macaíba, a Polícia Militar também realiza neste final de semana a Operação Mossoró Segura, no Oeste potiguar. A ação, que atende uma reivindicação da população mossoroense, recomeçou ontem em todo o município, com enfoque principal nas áreas com maior registro de ocorrências criminais. A ação é realizada em conjunto pelo 2º e o 12º batalhões e abrange também as cidades praianas durante o veraneio, como Tibau, Areia Branca e Grossos.

Segundo o comandante do 2º BPM, coronel Alvibá Gomes, áreas com grande incidência de crimes no município receberão um número maior de policiais e viaturas, no objetivo de saturar a região e, assim, prender bandidos e apreender armas de fogo e drogas. “Estamos presentes em áreas como favelas e vielas também, onde os bandidos podem se esconder”, explicou.

População pode denunciar crimes

No primeiro final de semana da Operação Avante, foram apreendidos dois revólveres calibre 22, que estavam em poder de dois adolescentes de 17 anos de idade que foram flagrados pelos policiais militares durante uma abordagem a pessoas. Ambas foram encaminhadas à Delegacia de Armas e Munições (Deam) e os rapazes, entregues às famílias.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, para a ação, foi destacado um reforço extra de 16 viaturas, sendo seis carros e dez motocicletas, que atuarão no policiamento ostensivo nas áreas urbana e rural. A Polícia Civil também está presente na ação, com uma delegacia móvel na cidade, para atender as ocorrências de fim de semana registradas durante a Operação Avante. Informações passadas por populares, através do Disque-Denúncia 181, que é gratuito e as pessoas podem denunciar com garantia de sigilo absoluto, também serão averiguadas.

“Essa é uma forma de reforçar o efetivo existente no município e garantir um pouco mais de tranquilidade e paz para a população de Macaíba. Infelizmente, a violência no município chegou a um nível inaceitável e o trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar é essencial para a redução da criminalidade”, afirmou o coronel Araújo.

Compartilhar: