Polícia Civil do RN inaugura simulador de tiro para treinamento

O RN é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento

O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente um milhão de reais. Foto: Cedida
O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente um milhão de reais. Foto: Cedida

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte inaugurou na manhã desta segunda-feira (02/12), um equipamento virtual para treinamento de tiros batizado de Sistema de Tomada de Decisões ou “Simulador de Tiros” como é mais conhecido. A solenidade de inauguração aconteceu no prédio da Delegacia de Capturas (Decap), com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do Secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, do Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio Costa de Oliveira e demais autoridades da Segurança Pública do Estado.

O simulador virtual leva o nome do delegado da Polícia Civil Robson Luiz Medeiros Lira, como forma de homenagem a ele que faleceu no dia 04 de junho de 2002, em confronto com assaltantes na cidade de Macau/RN. Robson Lira tinha 43 anos e era natural de Alagoinha-PB. Ele havia tomado posse como delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte em agosto do ano de 2000, sendo designado como titular da Delegacia Municipal de Macau/RN, e também chegou a atuar como delegado adjunto em Currais Novos/RN.

“É um equipamento realmente moderno que vai ajudar ao treinamento e tomada de decisões dos policiais, bem como para dar mais proteção a eles que estão na luta contra a criminalidade, para prepará-los melhor. E essa homenagem ao delegado Robson Luiz é para deixar registrado na história da Polícia Civil a contribuição que ele deu para o nosso estado, para que todos que entrarem aqui lembrem dele”, proferiu a governadora Rosalba durante a solenidade.

O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente um milhão de reais com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com a finalidade de capacitar os policiais. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento, que já funciona em outros cinco estados do país, dentre eles Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Amazonas.

O simulador funciona como uma espécie de vídeo game na qual o policial fica dentro de uma sala composta de três grandes painéis que projetam um cenário virtual em ambiente 3D.  Durante o treinamento, os policias usam o próprio armamento, mas os disparos são efetuados por um laser. Também é utilizado um colete vibratório que é acionado caso o policial seja atingido por algum disparo.

A ferramenta vai permitir aos policiais simularem quarenta situações de confronto diferentes. O objetivo é simular diversas situações de abordagem, que fazem parte da rotina do policial. Num ambiente virtual, os policiais treinam a agilidade, técnica e o melhor momento de reagir sem cometer erros, permitindo também se proteger em ocasiões de risco.

Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio Oliveira, o sistema é de extrema importância e vai capacitar não somente policiais civis, como policiais militares, federais e bombeiros por exemplo. “Esse treinamento vai possibilitar aos policiais aprenderem a tomar decisões reais em questão de segundos, se deve ou não atirar e como realizará a abordagem, decisões essas que podem influenciar tanto a vida dele como a de outras pessoas envolvidas, amadurecendo assim o policial nas suas atividades”, explicou.

 

 

 

Compartilhar: