Polícia discute assaltos a ônibus com representantes da categoria

Desde novembro de 2013, o conselho tem se reunido mensalmente para identificar as causas e reforçar o policiamento

O encontro aconteceu na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Foto: Divulgação
O encontro aconteceu na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Foto: Divulgação

A Polícia Civil se reuniu na manhã de hoje (15) pela terceira vez com representante da Polícia Militar, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e motoristas do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro) em mais uma reunião mensal para discutir estratégias a fim de coibir assaltos nos transportes públicos da capital.

O encontro aconteceu na Academia de Polícia Civil (Acadepol), e o principal assunto em pauta foi a diminuição no número de casos de furtos e roubos nos transportes públicos. Desde novembro de 2013, o conselho tem se reunido mensalmente para identificar as causas e reforçar o policiamento a fim de diminuir o número de assaltos.

“Temos trabalhado em conjunto com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, nas imagens colhidas por câmeras de segurança dos ônibus e no diálogo com os sindicatos, traçando o perfil dos criminosos e identificando os principais locais de ocorrências”, explicou Herlânio Cruz, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR).

De janeiro a novembro de 2013 foram registrados 700 ocorrências de assaltos a ônibus em Natal. Para 2014, a meta é reduzir em 40% os casos. A parceria, que já resultou num ranking dos pontos mais críticos onde os casos acontecem objetiva agora aumentar o policiamento nessas regiões.

Na ocasião foram identificados outros fatores para ocorrências de assaltos, como falta de iluminação em pontos específicos e paradas de ônibus situadas em locais isolados. Para a próxima reunião, marcada para o dia 6 de fevereiro, o conselho espera contar com a presença de representantes da Semurb para discutir ações nesse sentido e deve apresentar os números de casos ocorridos em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

Além disso, o delegado Herlânio Cruz destacou que trará o levantamento estatístico mostrando a redução desses assaltos. “Há um consenso tanto por parte da polícia como dos sindicatos de que houve uma diminuição do número de casos de assaltos a ônibus desde que começamos a fazer essas reuniões. Esperamos finalizar o levantamento desses dados para que no próximo encontro possamos apresentar esses números”, finalizou.

Compartilhar:
    Publicidade