Porque você deve manter o abdômen contraído durante os exercícios ?

A musculatura abdominal serve para realizar alguns movimentos de tronco, para segurar as vísceras abdominais e para estabilizar a coluna

65u67i67i5i

No método Pilates, falar sobre os músculos abdominais é quase uma obrigação. Em toda aula o professor pede ao aluno que “contraia o abdômen”, que “sugue o umbigo”, que “sinta a barriga achatar” e que “não deixe a barriga estufar”, mas afinal, para que servem os músculos abdominais? Por que precisamos mantê-los contraídos? O que eles fazem?

Entendendo a estrutura abdominal

A “parede”abdominal se divide em quatro camadas formadas por diferentes músculos: a camada mais externa é formada pelo músculo Reto Abdominal, logo abaixo temos o músculo Oblíquo Externo, seguido de uma camada do músculo Oblíquo Interno, e mais profundamente temos uma camada do músculo Transverso do Abdômen.

O Reto do Abdômen se origina na crista púbica e se insere no processo xifóide entre a 5ª e a 7ª cartilagem costal. Sua função é flexionar e auxiliar a inclinação ipsilateral do tronco. Suas fibras correm verticalmente, de cima para baixo.

O músculo Oblíquo Externo tem origem na face externa da 5ª à 12ª costela e se insere na linha alba e na crista ilíaca. Sua função é flexionar, inclinar ipsilateral e fazer a rotação contralateral do tronco. Suas fibras correm diagonalmente para baixo, em direção ao centro do corpo e lateralmente ao Reto do Abdômen.

O Oblíquo Interno tem sua origem na aponeurose toracolombar e na crista ilíaca, se insere entre a 10ª e a 12ª costela. Sua função é flexionar, inclinar e rodar o tronco ipsilateral. Suas fibras correm do centro para cima, lateralmente às costelas.

A camada mais interna é a do músculo Transverso do Abdômen, que se origina entre a 7ª e a 12ª costela e na crista ilíaca, e se insere na linha pectínia e na bainha do músculo Reto do Abdômen. Sua ação é sustentar e comprimir o conteúdo da cavidade abdominal e assistir nas rotações do tronco. Sua função primária é postural e de proteção da coluna. As fibras correm horizontalmente, formando um cinturão muscular.

i65ii6i46i

A importância de manter o abdômen contraído

A musculatura abdominal serve para realizar alguns movimentos de tronco, para segurar as vísceras abdominais e para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem. Por essa função estabilizadora da coluna, precisamos manter o abdômen contraído durante os exercícios (não só de Pilates, mas em qualquer atividade), para não sobrecarregar e tensionar a região lombar e sacroilíaca e para um melhor posicionamento da caixa torácica, dessa forma, com uma boa ação dos músculos abdominais temos uma melhora da postura.

 

Fonte: Corpo na Medida

Compartilhar: