Portal JH conquista público e já é o 2º site mais acessado no Rio Grande do Norte

Novo formato online está no ar há quase três meses e já ultrapassou a marca de dois milhões de acessos

Fernanda Souza

fernandasouzajh@gmail.com

 

Em pouco mais de dois meses no ar, com novo formato e layout, o Portal JH (www.jornaldehoje.com.br) conquistou na última semana, a segunda colocação no Rio Grande do Norte no ranking de acessos do Alexa (www.alexa.com), serviço mundial pertencente à Amazon, que indica o quantitativo de visitas que um site possui e qual o seu potencial. Os dados oferecidos por ele são de forma livre e gratuita.

Para Wagner Guerra, editor geral do Portal JH, o resultado do Alexa veio como uma dose extra de estímulo para toda a equipe, pois comprova um excelente feedback de público, predominantemente potiguar. “Estamos orgulhosos com esta posição e pretendemos crescer ainda mais. Sem dúvida, confirma que estamos no caminho certo”.

Desde o início do projeto, a equipe desenvolvedora do site sempre teve a preocupação em manter um layout leve e moderno, que permitisse ao internauta a facilidade de navegação, mesmo com um conteúdo maior de notícias. Tudo isso, claro, sem esquecer a interatividade. Hoje, o perfil de visitantes é muito variado, abrangendo as classes A, B e C, e os homens são apenas 10% a mais do que as mulheres na visitação do portal.

Atualmente, um dos maiores desafios tem sido a otimização e migração das notícias para servidores mais modernos, que comportem a crescente demanda de leitores do portal. Em poucos meses, os acessos praticamente quadruplicaram. Para se ter uma ideia, uma única notícia chegou a ser acessada por 50 mil vezes. Em janeiro, o índice geral de acessos superou a marca de 2 milhões, criando, inclusive, novos horários de pico, como por volta do meio dia. “Ficamos surpresos com essa quantidade enorme de visitas em tão pouco tempo. Tal receptividade é notada, claramente, pela repercussão das notícias nas mídias sociais. Caímos, literalmente, no gosto de público. A cada pessoa que nos acessa, um obrigado sincero. Agora, é manter esse padrão de qualidade e seguir em frente”, comemorou.

Quanto à linha editorial, Guerra explica que o portal publica, diariamente, notícias em colunas segmentadas, justamente para facilitar a filtragem da informação e atingir os mais diversos públicos. “Contamos com um suporte de peso, que é o JH impresso, trazendo sempre as notícias que os outros só publicarão amanhã. Além disso, incrementamos o nosso portal com as principais notícias regionais e nacionais, que tenham interesse público. Os destaques principais continuam sendo as editorias de Política, Cidade e Gente. Essa última traz o buchicho sobre as celebridades, gente que é notícia e muito entretenimento. O canal Saúde mostra dicas sobre nutrição e treinos físicos e também é bastante acessado por atletas, frequentadores de academias e entusiastas do mundo fitness”.

Marcelo Sá, diretor administrativo d´O Jornal de Hoje, comentou sobre o sucesso do Portal JH e a prestigiada segunda colocação no ranking da Alexa. “Diferente de outros portais e blogs, creditamos este sucesso repentino à credibilidade de 16 anos do impresso O Jornal de Hoje, um veículo que sempre primou pela seriedade e honestidade ao passar as notícias para a população. É importante destacar que não temos propaganda em TV, não contamos e nem somos atrelados aos grupos políticos, não fazemos divulgação em outdoors pelas ruas de Natal, tão menos agimos em interesse próprio. Talvez, por conta desse diferencial, o Portal JH já chegou a registrar mais de 130 mil visualizações de páginas em um único dia. Com esses dados expressivos, as empresas privadas, principalmente as nacionais, que possuem equipe série e antenada para acompanhar os sites mais acessados do Brasil, através de suas agências de publicidade, já adiantou o interesse de apostar no nosso site. Hoje, podemos citar, por exemplo, clientes como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. Ambos investem no Portal JH, graças às agências de fora do Estado. Acredito que as empresas locais ainda irão atentar para o mundo virtual. Afinal, ninguém terá como fugir dessa realidade atual, que é mundial e já representa excelentes retornos de marketing e propaganda. No entanto, é preciso lembrar que marcas importantes só investem em sites sérios, feito por jornalistas profissionais e éticos”, pontuou.

Print

NOVIDADES

O diretor d’O Jornal de Hoje adiantou alguns novos projetos para o Portal JH. Em breve, entrarão mais blogs e espaço exclusivo para destaques relevantes. “Teremos colunas pontuais sobre acontecimentos importantes, como a Copa de 2014. Na próxima semana, também anunciaremos a parceria com dois renomados sites locais, bastante acessados. A nossa seção Dia em Fotos, tão elogiada e curtida pelos leitores, traz registros variados que cobrem, desde acontecimentos cotidianos, aos fatos históricos. Ela conta agora com a colaboração de dois amantes da fotografia moderna: o arquiteto Flávio Góis e o geólogo Frederico Fonseca. Ambos são apaixonados pelas belezas naturais do Rio Grande do Norte e nos brindarão com imagens fantásticas”, revelou Marcelo.

Outra novidade para os leitores que acompanha o JH pelo smartphone é que, nos próximos meses, será disponibilizado o app do JH gratuito, aplicativo que o leitor poderá baixar no aparelho e receber em primeira mão as notícias atualizadas.

FORMATAÇÃO

Há quase nove anos, O Jornal de Hoje atualizava sua versão online no final da tarde, no momento em que os assinantes já tinham recebido seus exemplares impressos e os leitores adquirido-os nas bancas. Entretanto, a expansão do jornalismo online, aliado ao crescente número de acessos do conteúdo online, além da procura de anunciantes, suscitaram a concepção do formato atual.

Segundo o diretor do Departamento Digital da Ratts, Enrique Nobledo, responsável pelo desenvolvimento do Portal JH, além de ter como base os números de visitação em constante crescimento, a nova formatação do site também se deu pela necessidade de atualização da plataforma para atender a alta demanda de visitas via dispositivos móveis.

Diante disso, foram utilizados conceitos de design responsivo, leitura dinâmica, UX (Experiência do Usuário, que é como as pessoas se sentem quando interagem com um sistema), baixa poluição publicitária, fontes desenhadas exclusivamente para telas de computador e estudos de navegação para o desenvolvimento do Portal JH.

Ainda foi criada uma nova disposição das notícias e colunas, conferindo uma forma mais fácil e intuitiva de navegação. “Temos cores diferentes para cada seção principal ficando muito mais fácil em todo momento o visitante saber em que lugar do portal se encontra. Cada postagem tem uma imagem que acompanha e uma ‘tag’ única que facilita a leitura veloz pela grande quantidade de notícias postadas diariamente. Isto, somado ao talento e alta capacitação da equipe jornalística, de colaboradores que formam o Jornal de Hoje online, é um dos grandes diferenciais que fazem do JH uma referência em qualidade, velocidade e conteúdo para o leitor estar sempre bem informado”, afirmou.

Mesmo com tantos recursos e apelo mundial, o diretor administrativo Marcelo Sá lembra que o Portal JH não tem o propósito de ser visto como um concorrente da versão impressa, e vice-versa. “É público e notório que os impressos estão diminuindo sua tiragem a cada dia que passa. Isso se deve não pelo desinteresse da população em saber das notícias, mas sim porque ela encontrou uma forma mais rápida, quase que instantânea em ter acesso aos mais diversos assuntos, esteja acontecendo aonde for. Na verdade, o projeto original do Portal JH acaba por privilegiar o impresso, já que ele sempre terá o seu glamour e uma notícia lá – escrita e bem diagramada no papel – tem peso maior que qualquer jornal online. Hoje, os dois veículos trabalham no sentido de levar os fatos do dia para a população”.

BLOGS

Além de oferecer o vasto noticiário produzido diariamente pela equipe de jornalistas, o Portal JH possui blogs específicos para os mais variados assuntos, como polícia, assuntos jurídicos, turismo, economia nacional e mundial, cultura, entre outros. Marcelo Sá destacou a importância da parceria firmada. “O retorno está sendo muito bem recebido pelos dois lados. Da nossa parte, o interesse é fazer com que aquele leitor que entra no portal pensando em ler apenas o assunto tratado naquele blog, tenha acesso também a um portal diferenciado, aonde ele encontrará notícias de todos os temas possíveis, enquanto que para os blogs o benefício é o de estar inseridos em um portal que só no seu primeiro mês de existência já teve mais de 1 milhão de acessos. Temos um balanço totalmente positivo e sabemos que é fruto de muito trabalho e determinação. Desta forma, é muito satisfatório ver os nossos objetivos alcançados. Hoje temos um portal de primeira linha, com uma equipe trabalhando em cada turno, produzindo material exclusivo para o portal, além de termos o suporte de toda a redação do impresso O Jornal de Hoje”.

Compartilhar:
    Publicidade