Postes deteriorados causam preocupação para moradores e turistas

Problemas serão resolvidos após obra de reurbanização, segundo Semsur

O projeto de reurbanização da  orla urbana de Natal compreende  o trecho que vai da Praia do Forte até Areia Preta e Ponta Negra. Iluminação com postes de aço e lâmpadas de LED estão previstas. Foto: Divulgação
O projeto de reurbanização da
orla urbana de Natal compreende
o trecho que vai da Praia do Forte
até Areia Preta e Ponta Negra.
Iluminação com postes de aço e
lâmpadas de LED estão previstas. Foto: Divulgação

Ana Paula Cruz
anaprcruz@gmail.com

A falta de atenção por parte do poder público com os equipamentos da cidade geram constantes reclamações dos moradores e visitantes das praias de Areia Preta, do Meio e do Forte. Postes deteriorados e falta de iluminação são alguns dos principais alvos de reclamações da população, que se vê esquecida pelo poder público.

Para a bancária Kelly Tereza de Oliveira, ver a cidade na situação que está só a deixa indignada. “A falta de infraestrutura da cidade é uma coisa que entristece muito, pois nós pagamos impostos caros e não vemos resultados. Pagamos o imposto e eles não retornam para nós, pois poderíamos ter vários lugares aqui em Natal para manter a qualidade de vida da população”.

O morador da Praia do Meio, Manoel Ferreira da Silva, reclama da falta de manutenção com os postes que estão naquela área. “Os postes aqui estão todos rachados, a maresia está comendo tudo e podem cair a qualquer momento. Outro ponto é a falta de iluminação. Não podemos nem sair à noite por falta de segurança”.

“A iluminação nessas praias está horrível. Sou de Potilândia, mas sempre estou aqui caminhando. Os postes estão todos arrebentados, quase caindo. Tenho medo demais de passar perto deles, prefiro desviar o caminho. O poder público devia olhar mais pela nossa cidade e investir em melhorias para a população”, disse a professora Maria Goreth Costa.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Prefeitura de Natal já está trabalhando para sanar essas deficiências nas praias. Desde o dia 18 de novembro foram instaladas mais de 25 postes com lâmpadas de LED em toda a avenida Erivan França, em Ponta Negra. Nas praias do Forte, Meio e Areia Preta estão sendo instaladas as bases e as tubulações que irão permitir a iluminação do trecho. A meta da Semsur é finalizar este trabalho até maio de 2014.

O secretário da Semsur, Raniere Barbosa, disse que a iluminação do trecho das praias urbanas faz parte do projeto de reurbanização da orla. “A iluminação da orla está no projeto de revitalização e os novos postes serão de aço inoxidável, material resistente à ação da maresia, de altíssima qualidade, e todas as lâmpadas serão de LED. A praia da Redinha não está no projeto de reurbanização da Prefeitura, mas ela também receberá essa iluminação no segundo semestre”.

De acordo com o projeto de reurbanização da Prefeitura, Natal terá uma orla urbanizada que vai contemplar 50 banheiros públicos entre a Praia do Forte e Ponta Negra, chuveiros públicos, quiosques padronizados, ciclovias, academias, decks, caramanchões, parque infantil, salva-vidas, iluminação, escadarias, rampas e estacionamentos, e iluminação com postes de aço, lâmpadas 100% LED e monitoramento eletrônico.

O projeto de reurbanização da orla urbana de Natal compreende o trecho que vai da Praia do Forte até Areia Preta, incluindo também a praia de Ponta Negra, na zona Sul da cidade. “Pela primeira vez, Natal terá uma orla muito bem planejada e urbanizada, voltada para a potencialização do turismo. Nossa intenção é que o natalense volte a frequentar as praias urbanas da cidade”, finalizou Raniere Barbosa.

Compartilhar:
    Publicidade