Praça de Mirassol receberá fonte luminosa com 197 jatos de água e decoração especial

Ornamentação também será fixada em mais quatro pontos de Natal

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir

Carolina Souza

acw.souza@gmail.com

A praça da árvore, em Mirassol, está prestes a receber mais um toque na decoração com a instalação de uma fonte luminosa. A estrutura, que está sendo montada próxima à Casa da Copa, contém 197 jatos de água em movimento e iluminação em cromaled – tecnologia capaz de ser reaproveitada em diversas outras ocasiões. Ao redor da árvore e por cima do lago serão aplicadas quatro esculturas do potiguar Marinho Chagas, ex-lateral esquerda da seleção brasileira que faleceu no início do mês de junho.

O contrato que diz respeito à fonte luminosa de Mirassol também contempla outras quatro ornamentações com água em diferentes pontos da cidade. Além da praça, a Prefeitura colocará uma fonte luminosa onde existe o monumento da Copa, na BR-101; entre a Via Costeira e a Roberto Freire; na descida da Ladeira do Sol e na Praça Cívica. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões de reais.

“Eu viajo bastante e observei que nos países com grandes cidades turísticas são bastante valorizados os monumentos e fontes luminosas, coisa que aqui em Natal, cidade turística, nós não valorizamos. Por isso reuni minha equipe da Secretaria de Serviços Urbanos para pensar em investir nesses atrativos”, explicou Raniere Barbosa, titular da Semsur.

Além da fonte luminosa, as novas estruturas de decoração na praça da árvore receberam a instalação de quatro mil luzes e 50 conjuntos cromaled, que juntos formam mais de 1.800 lâmpadas. A princípio, o investimento de R$ 1,6 milhão por parte da Prefeitura de Natal serviu para deixar a capital potiguar em clima de Copa do Mundo, uma vez que Natal foi uma das doze cidades escolhidas pela FIFA para sediar o Mundial de Futebol.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), as decorações com referência apenas à Copa do Mundo permanecerão até o dia 13 de julho, começando a ser retiradas no dia posterior. Após essa etapa, a Prefeitura de Natal começará a projetar a ornamentação da cidade para o fim de ano.

Alguns equipamentos adquiridos para a Copa do Mundo poderão ser aproveitados em diversos momentos comemorativos que a cidade venha precisar de ornamentação. As luzes em cromaled, que podem ser controladas por meio da internet, deixarão de apresentar as cores das seleções de futebol que jogaram em Natal, passando a fazer referência ao Natal em Natal.

As esculturas que homenageiam Marinho Chagas deverão ser instaladas, após a Copa, nas proximidades do estádio Arena das Dunas, em volta do viaduto do quarto centenário.

Compartilhar: