Praia de Ponta Negra é a primeira a receber nova iluminação de LED

Instalação de novos postes faz parte do projeto de reurbanização da orla

Mais de 25 postes de aço inoxidável e com braços duplos já foram instalados. Foto: Junior Santos
Mais de 25 postes de aço inoxidável e com braços duplos já foram instalados. Foto: Junior Santos

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou a instalação nova iluminação pública da Orla de Natal. Estão sendo colocados postes de aço inoxidável, que são resistentes à ação da maresia, e uso de lâmpadas de LED para economizar no consumo.

A Praia de Ponta Negra, na zona Sul, é a primeira a receber as novas luminárias. Desde o dia 18 de novembro, foram instalados mais de 25 postes com duplos braços e lâmpadas economizadoras, em toda a avenida Erivan França. O valor do investimento é de R$ 1.798.781,25.

O secretário da Semsur, Raniere Barbosa, disse que a iluminação do trecho das praias urbanas faz parte do projeto de reurbanização da orla. “Pela primeira vez, Natal terá uma orla muito bem planejada e urbanizada, voltada para a potencialização do turismo. Nossa intenção é que o natalense volte a frequentar as praias urbanas da cidade com uma boa infraestrutura e mais segurança”, concluiu.

Além dela, estão no cronograma as praias dos Artistas, do Forte, do Meio e Redinha. Nas demais áreas, a Semsur continua o trabalho de remoção dos postes antigos e a instalação das bases e tubulações que irão permitir a alimentação de energia para o projeto de paisagismo e iluminação pública da nova orla. A previsão para a conclusão dos serviços é para maio deste ano, com a exceção da Praia da Redinha.

O projeto de reurbanização da orla urbana de Natal compreende o trecho que vai da zona Sul e Leste da cidade, entretanto, a Redinha também receberá a nova iluminação. “A praia da Redinha não está no projeto de reurbanização da Prefeitura, mas ela também receberá essa iluminação no segundo semestre”, afirma o secretário.

Sobre o Projeto Orla

Dentre as melhorias previstas no projeto de reurbanização da orla estão à substituição do revestimento do piso dos calçadões, novos quiosques e mobiliários. Além disso, serão instalados banheiros acessíveis, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, área de estacionamento, áreas de recreação infantil e academias da terceira idade e de novos abrigos para os bombeiros. As obras estão correspondendo ao cronograma estabelecido e são executadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semopi).

Compartilhar: