Prazo para pagamento de IPTU com desconto de 20% termina amanhã

Tributaristas lembram que a falta de recolhimento dentro do prazo de vencimento implica inclusão do contribuinte na lista dos inadimplentes

O imposto pode ser pago na rede bancária, inclusive nas casas lotéricas. Foto:Divulgação
O imposto pode ser pago na rede bancária, inclusive nas casas lotéricas. Foto:Divulgação

Termina nesta quinta, 20, o prazo para pagamento com desconto de 20% na parcela única do IPTU dos contribuintes do primeiro grupo, formado pelos moradores que estão com o imposto em dia e os que residem ou têm imóveis nas praias de Pirangi, Cotovelo e Pium. O prazo para o segundo grupo, cujo desconto para a parcela única é de 10%, vence no dia 28. O pagamento para ambos os grupo pode ser parcelado em até oito vezes, mas neste caso não haverá desconto.

De acordo com o secretário municipal de Tributação, Jacaúna Assunção, o desconto de 20% equivale a três anos e meio de aplicação na caderneta de poupança. Ele disse que os carnês dos dois grupos foram entregues a todos os contribuintes, mas, caso alguém tenha tido algum problema, poderá gerar um novo boleto pela internet. Ainda segundo o secretário, este ano foram gerados mais de 90 mil carnês.
O imposto pode ser pago na rede bancária, inclusive nas casas lotéricas. A inadimplência, segundo o secretário, caiu de 80% para 40% na última década. Para Jacaúna, é uma demonstração de que a população vendo o retorno do imposto pago na forma de obras, serviços e melhorias para a cidade.
Tributaristas lembram que a falta de recolhimento dentro do prazo de vencimento implica inclusão do contribuinte na lista dos inadimplentes. Neste caso, além de multas e outras penalidades pecuniárias, ele poderá ficar impedido de participar de concurso público e até mesmo ser alijado do cadastro do Simples Nacional.
O IPTU de Parnamirim vem com reajuste de 12,2% referente à primeira parcela da correção da planta genérica (6%), mais a reposição do IPCA-E de 5,93%.

 

Compartilhar:
    Publicidade