Prazo para quem quer solicitar voto em trânsito termina hoje

O prazo começou no dia 15 de julho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O eleitor que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições tem até esta quinta-feira para solicitar a habilitação para votar em trânsito no primeiro ou no segundo turno. O interessado deve se apresentar em qualquer cartório com documento oficial com foto e informar o local escolhido. O pedido só será aceito se ele estiver em situação regular no cadastro eleitoral.

O prazo começou no dia 15 de julho. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram registrados, até esta quarta-feira, 48.735 pedidos em todo o País para o primeiro turno (dia 5 de outubro) e 45.075 para o segundo (dia 26 de outubro, se ocorrer).

São Paulo foi o Estado que teve o maior número de pedidos para votar em outro local, com 10.809 no primeiro e 10.120 no segundo turno. A maior parte dos requerimentos de voto em trânsito também foi contabilziada para ele, com 14.081 e 13.271.

Diferente das eleições de 2010, neste ano não só as capitais estarão aptas a oferecer a modalidade de voto em trânsito, mas todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, totalizando 92 cidades brasileiras. A novidade foi implantada pela Resolução TSE nº 23.399/2013, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições.

A relação completa de municípios pode ser vista no site oficial do TSE.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade