Prefeito de Mossoró mostra preocupação com redução das atividades da Petrobras

- O recém-eleito prefeito de Mossoró, Francisco José da Silveira Júnior, que já vinha exercendo o cargo em caráter provisório…

- O recém-eleito prefeito de Mossoró, Francisco José da Silveira Júnior, que já vinha exercendo o cargo em caráter provisório desde a cassação da ex-prefeita Claúdia Regina, se diz “muito preocupado” com a crise econômico-financeira que atinge o município desde que a Petrobras reduziu o ritmo dos trabalhos de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar e começou a suspender contratos com sua rede de prestadoras de serviços na região Oeste do Rio Grande do Norte.

– Nos últimos meses, várias das empresas estabelecidas em Mossoró e que compõem a chamada “Redepetro-RN” (associação que congrega prestadoras de serviços à estatal do petróleo), decidiram paralisar suas atividades e dispensar empregados, o que está gerando não apenas um problema social de grande dimensão, mas acarretando perdas substanciais de arrecadação de tributos pela Prefeitura.

– Segundo a explicação do prefeito Silveira Júnior, desde que a Diretoria da Petrobrás passou a dar prioridade total à exploração das reservas petrolíferas do pré-sal, localizadas na costa dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a estatal relegou a terceiro plano a perfuração de novos terrestres na Bacia Potiguar, sendo este o motivo real da crise que afeta não apenas a cidade de Mossoró, mas todo o segmento petroleiro do RN.

Confirmada a Exposição Nacional do Pardo-Suíço dentro da Festa do Boi/2014

– Será no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, no período de 11 a 18 de outubro, a próxima edição da Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíço, coincidindo portanto com a 52ª. Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como a “Festa do Boi”.

– Segundo os selecionadores potiguares Emanuel Cavalcanti e João Alves Neto está confirmada a presença no evento dos principais plantéis brasileiros da raça. Criadores de todo o país trarão para o RN cerca de 150 animais puros de origem com as melhores pontuações no ranking nacional do Pardo-Suiço.

– Para presidir o julgamento dos animais participantes da Exposição Nacional será convidado um juiz reconhecido internacionalmente, cuja indicação ficará a cargo da associação dos criadores de Pardo-Suíço dos Estados Unidos.

Ficro/2014 dará ênfase à geração de novos negócios na região Oeste

– Foi lançada terça-feira, no auditório do Sebrae/Mossoró, a 27ª. Ficro (Feira Industrial e Comercial da Região Oeste), que acontecerá no período de 20 a 23 de agosto, no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (Expocenter), desta vez com um número menor de estandes e mais direcionada para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

– Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), com apoio do Sebrae/RN, da Prefeitura Municipal de Mossoró e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, a Ficro, ao invés dos 300 estandes das edições anteriores, deverá oferecer apenas pouco mais de 100, tornando assim a feira mais seletiva.

– A expectativa é de que sejam gerados negócios da ordem de R$ 12 milhões. Já foram comercializados cerca de 60 por cento dos estandes.

Conab/RN vendeu em abril 4 mil toneladas de milho a preço subsidiado

– A Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RN) vendeu durante o mês de abril, através dos seus armazéns espalhados pelas regiões do Estado, um total de 4 mil toneladas de milho dos estoques reguladores do Governo Federal a pequenos e médios produtores rurais potiguares cadastrados no programa de comercialização do produto a preço subsidiado.

– O número é o segundo maior registrado este ano, ficando atrás apenas do movimento de fevereiro, quando foram vendidas 5 mil toneladas.

– Foram beneficiados 5,4 mil produtores rurais, vinte por cento a mais do que no mês anterior, isto em razão do estabelecimento de uma quota máxima de 30 sacos para cada um.

– O milho, oriundo do Mato Grosso, foi transportado diretamente para os municípios de Assu (470 toneladas), Caicó (620), Currais Novos (305), João Câmara (754), Lajes (350) e Natal (1,5 mil toneladas).

Por unanimidade, Câmara aprova lei que universaliza acesso ao Simples Nacional

– Foi aprovado ontem à noite pela Câmara dos Deputados, com o voto de todos os 461 parlamentares presentes à sessão, o texto base do Projeto de Lei Complementar 221/12, que universaliza o acesso do setor de serviços aos benefícios do Simples Nacional, o regime de tributação das micro e pequenas empresas.

– O texto também estende a outras empresas facilidades já previstas no Estatuto das MPEs, através da Lei Complementar 123/06. Ficou ainda estabelecida a criação de uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93 a 22,45 por cento.

– Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales (que também preside o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria), o que aconteceu ontem em Brasília foi “a vitória de uma luta de muitos anos, articulada pelas instituições representativas das MPEs e apoiada integralmente pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, bem como pelo ministro Afif Domingos, da Secretaria Especial das Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República”.

– O presidente da Fiern ainda considerou “o processo legislativo ainda não está totalmente concluído, mas o que aconteceu ontem foi decisivo e nos trouxe muita esperança”.

– O Projeto de Lei aprovado inclui no Simples Nacional mais de 140 segmentos que antes não eram contemplados, beneficiando, sobretudo, os profissionais liberais. A partir da sanção da nova Lei, o único critério para se aderir ao sistema será o faturamento anual até R$ 3,6 milhões.

Banco do Brasil abre mais uma agência no RN, desta vez em São Tomé

– O superintendente estadual Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira presidirá, no final da tarde de hoje, na cidade de São Tomé, a solenidade de inauguração da nonagésima agência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte.

– Com o prefixo 8289, a nova agência funcionará na Praça Antônio Assunção, 276, na área central da cidade, com atendimento ao público no período das 9:00 às 13:00 horas.

– A agência inicia suas atividades bancárias com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da região do Potengi, uma das mais vocacionadas para as atividades agrícolas no RN.

Compartilhar: