Prefeito de Natal inaugura complexo viário sem concluir túneis, viaduto e passarela

Túnel da Raimundo Chaves com Prudente de Morais só será liberado depois do primeiro jogo da Copa

10371606_475426905924559_1970622266508339060_n

Sem constrangimento, o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, inaugurou oficialmente o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, no entorno do Arena das Dunas, na manhã desta segunda-feira (9). Mas ainda ficaram pendentes dois túneis, uma passarela e um viaduto.

No final do mês passado, dia 25 de maio, o chefe do Executivo Municipal já havia inaugurado o túnel que leva o fluxo da avenida Romualdo Galvão até a avenida Lima Silva na direção de Nova Descoberta. Segundo Carlos Eduardo Alves, não haverá mais nenhuma cerimônia semelhante quando as outras peças do complexo forem liberadas.

Prefeito Carlos Eduardo exibe a placa. Fotos: Márlio Forte
Prefeito Carlos Eduardo exibe a placa. Fotos: Márlio Forte

Por volta das 11h15 de hoje, o tráfego foi liberado na avenida Prudente de Morais, inclusive do viaduto estaiado que funciona no sentido Candelária – Centro. Isso significa também que o tráfego sobre o cruzamento da Raimundo Chaves com a Prudente de Morais foi liberado.

Os três túneis da avenida Lima e Silva (em direção a rua São José; em direção à Candelária e em direção à Jerônimo Câmara) só serão liberados por volta das 16h de hoje. Conforme o secretário de obras e Infraestrutura de Natal, Tomaz Neto, isso vai ocorrer em função da iluminação que ainda estava para ser concluída.

A sinalização horizontal da avenida Lima e Silva também não havia sido finalizada até o momento da cerimônia de inauguração. “Eu só preciso de 30 minutos para fazer essa sinalização. É só desmontar o palanque”, informou o secretário. Uma passarela da Prudente de Morais também foi liberada.

Conforme o cronograma apresentado pelo Prefeito e de secretário de obras, as próxima peças do complexo a serem inauguradas são: o túnel da avenida Capitão-mor Gouveia com a Prudente de Morais e passarela da Rua Morais Navarro na próxima quinta-feira (12).

O túnel da Rua Raimundo Chaves com Prudente de Morais sofreu um novo adiamento, do dia 12 para o dia 15. Significa que o túnel vai começar a receber fluxo de veículos depois do início da Copa do Mundo em Natal. “Houve um pequeno atraso no fornecimento de duas peças que a gente precisava para fechar uma rede de gás, que a gente teve que substituir. Foram peças adquirida pela Prefeitura, mas o fornecedor atrasou em três dias para entregar”, justificou Tomaz Neto.

complexo 112

No entanto, a finalização de todo o complexo viário vai levar menos tempo do que o previsto em contrato: 330 dias. Segundo o secretário a obra será concluída em 210 dias. A velocidade de execução também recebeu a desconfiança de alguns natalenses quanto à qualidade. “Eu desafio qualquer engenheiro a fazer uma vistoria para verificar a qualidade da obra”, destacou o secretário.

O Complexo Viário de Natal Dom Eugênio de Araújo Sales custou R$ 222 milhões. Também participaram da cerimônia de inauguração o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, a vice-prefeita, Wilma de Faria, vereadores e secretários municipais.

complexo 092

Viaduto da BR 101

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal afirmou que a concretagem e o envelopamento do viaduto da BR 101, ao lado da Arena das Dunas, estaria pronta até o fim do mês de maio em reportagem publicada no dia 22 do mês passado pelo O Jornal de Hoje. No entanto, nenhuma das duas etapas foi finalizada.

“Ele já foi concretado em 70%, vamos concluir a concretagem até sexta-feira”, disse hoje pela manhã. Mesmo com o atraso na colocação do concreto, ele mantém a data de liberação para o tráfego do viaduto da BR. “Concluída a concretagem, a gente deixa isolado para o processo de cura do concreto e dia 30 a gente liberar para o tráfego”, disse.

76i67iii6i6ii

Calçadas para depois

As calçadas do entorno da Arena das Dunas estão prontas. Mas outros 55 quilômetros de passeio para pedestre em avenidas que levam ao estádio vão ficar para depois da Copa. “Vamos dar prosseguimento após a Copa porque iria deixar muito material solto e a recomendação da segurança é não deixar material solto nas vias de Natal. Até dezembro vai deixar toda a acessibilidade contratada pronta”, assegurou Tomaz Neto.

A intervenção do Ministério Público foi um dos problemas que travaram o andamento das obras das calçadas. “Quando você elimina a rampa para fazer a calçada a nível, você tira a possibilidade do cidadão ter acesso a sua garagem. A gente vai ter entendimento junto com o Ministério Público para conseguir resolver essa pendência”, acrescentou. O valor do investimento do projeto de padronização é de R$ 24,5 milhões.

Compartilhar: