Prefeitura limpa as principais ruas de Natal para a chegada de Dilma

Com a chegada da presidente, turistas e comitiva da Fifa para a inauguração da Arena, a correria é grande nas ruas e avenidas

Enquanto nas ruas mais ‘escondidas’, lixo e entulhos tomam conta dos canteiros, limpeza é feita nos principais corredores da capital na véspera da visita da presidenta Dilma Rousseff. Foto: Wellington Rocha
Enquanto nas ruas mais ‘escondidas’, lixo e entulhos tomam conta dos canteiros, limpeza é feita nos principais corredores da capital na véspera da visita da presidenta Dilma Rousseff. Foto: Wellington Rocha

Andando pelas ruas principais da cidade podemos observar o quanto elas estão limpas e bem cuidadas. Canteiros floridos, grama verde e homens trabalhando para a manutenção do espaço são constantemente vistos nos últimos dias. Diferente disto, o que se vê nas ruas periféricas da cidade são lugares cheios de entulhos e lixos. Por causa do Mundial de Futebol a ser realizado na capital em junho, e por falta de orçamento, a Prefeitura de Natal está priorizando a limpeza da entrada da cidade, das ruas principais e da BR-101, deixando à mercê as ruas por onde certamente os turistas não vão passar.

Observando bem a situação dá para perceber que o contraste é grande, o que desagrada a população natalense. Muitos falam que as limpezas das ruas principais estão sendo feitas apenas para a Copa do Mundo de 2014, quando a cidade vai receber muitos turistas.

Para a cabeleireira Kaline Pedroza, a limpeza é apenas para mostrar para os turistas que a cidade é limpa, quando ela não está totalmente bem cuidada. “Eu acho um absurdo porque só estão limpando as ruas principais. Então, não é para a população, é para mostrar para a presidenta e os outros visitantes que está limpo. Tem que limpar todas as ruas. Posso até dizer que essa limpeza é somente por causa dessa Copa.”

A bancária Joseane Rocha é contra essa prioridade que a Prefeitura está dando em virtude do Mundial. “Não acho certo este método da prefeitura de limpar apenas as ruas principais, como a entrada da cidade e a BR-101. Ela deve prezar pela limpeza de todas as ruas, desde as dos bairros de classe alta como as da periferia”.

O vigilante Cledionaldo Jácome também disse não concordar com essa forma de trabalhar da Prefeitura. “Isso tudo que eles estão fazendo é maquiagem. É o que o poder público gosta de fazer e isso não agrada ninguém. A Prefeitura deveria olhar mais para as necessidades básicas da população e a limpeza das ruas é uma delas, uma questão de saúde”.

Andando pelas ruas da cidade é possível ver alguns entulhos e lixos depositados nos canteiros, e não é nem em ruas tão longe das principais. Na avenida Antônio Basílio, em Lagoa Nova, encontramos um canteiro com muito entulho e lixo. Moradores reclamam que lixo atrai mais lixo, que vizinhos aproveitam os entulhos e depositam mais ainda. Eles reclamam também da demora por parte da Prefeitura para retirar o lixo. “O que mais vemos são pessoas trazendo lixo e entulhos para cá. Quanto mais tem, mais aparece e a Urbana demora muito para recolher”, informou a comerciante Maria Barbosa.

A limpeza do lixo depositado nas ruas e canteiros da cidade é de responsabilidade da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) é responsável pelos canteiros da cidade, mas ela faz somente a parte de limpeza de gramado, plantio e recuperação de meio-fio.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Urbana, mas o responsável pelo setor estava em reunião e não pode atender. Já a assessoria da Semsur disse que a limpeza dos canteiros da cidade foi priorizada por questões orçamentárias. A prioridade foi estabelecida por causa da falta da mão de obra. A Secretaria trabalha hoje com apenas 70 agentes de limpeza.

Uma licitação para a contratação de novos agentes de limpeza está em curso há mais de 100 dias e de acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), onde corre a licitação, a previsão é que resultado da homologação saia daqui a dois ou três meses. A Semsur informou que tão logo saia o resultado será dado o início aos trabalhos de limpeza e recuperação dos canteiros de Natal.

Compartilhar:
    Publicidade