Prefeitura pretende abrir 44 unidades de ensino em Natal até o final de 2015

Bairro Pitimbu recebeu hoje o CMEI Maria dos Martírios Lisboa

Nova unidade foi entregue hoje para a população de Cidade Satélite. Foto: Divulgação
Nova unidade foi entregue hoje para a população de Cidade Satélite. Foto: Divulgação

A comunidade do Bairro Pitimbú, na zona Sul de Natal, vai poder contar com mais um reforço na educação de crianças na faixa etária entre um ano e três anos e onze meses. Na tarde desta quarta-feira (4), a Prefeitura do Natal inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, localizado na Rua Engenheiro Joaquim Cardoso, ao lado da Igreja Santa Clara. Durante a manhã, uma equipe estava finalizando os preparativos para a abertura da unidade educacional.

O CMEI, caracterizado como tipo C, tem capacidade para atender a 120 crianças nos níveis berçário II, nível 1, nível 2 e nível 3 em três salas de aula e um berçário. A estrutura do prédio contempla um setor administrativo, setor de serviço, laboratório de informática, sala de professores, pátio coberto, seis banheiros e refeitório. Na obra foram investidos R$ 616 mil, com recursos do Ministério da Educação. As crianças vão ter acesso a uma assistência em tempo integral entre 07h e 17h, com café da manhã, almoço, lanche e jantar.

De acordo com a diretora Maria do Carmo Angelia dos Reis, a unidade vem atender a um pleito antigo da região. “Esta é mais uma escola para a comunidade, que tem uma demanda alta para o ensino infantil. Estamos com uma equipe pronta e contando com o pessoal de apoio, cozinha, portaria e a secretaria são umas 18 pessoas. A receptividade está sendo muito boa e a procura alta”.

A secretária Municipal de Educação, Justina Iva, destacou o cumprimento do calendário de inauguração de CMEIs proposto pela pasta. “Havia já uma procura grande por vagas na região do Pitimbú e agora vamos poder atender a estas famílias. Temos mais duas inaugurações até o fim de dezembro, em outros bairros, o que vai totalizar 480 novas vagas. No dia 12, vamos inaugurar um CMEI em Lagoa Azul, no Conjunto Nova Natal, com capacidade para 240 alunos, e no dia 19, mais um no Vale Dourado, no Conjunto Nossa Senhora da Apresentação. Também até o final de janeiro vamos concluir a construção da escola de Nossa Senhora da Apresentação, que funcionava numa sede não adequada”, disse.

De acordo com a titular da pasta, a definição das localidades de Natal onde são construídos os CMEIs segue um estudo específico, com dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE e do Atendimento do Censo Escolar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também dá apoio fornecendo o número de crianças em conjuntos habitacionais.
Justina Iva também destacou o papel da secretaria em atender à universalização do ensino. De acordo com ela, está em fase de conclusão o Plano de Universalização do Atendimento à Educação Infantil, que tem até 2016 para atender crianças ente quatro e cinco anos. “É obrigação dos municípios se organizarem e para atendermos esta meta devemos abrir 31 CMEIs.  28 são com recursos do Governo Federal e três são estes que estamos inaugurando até o fim do ano. O Governo Federal também estipulou – e de uma maneira acertada – que dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, quando houver mais de 100 unidades habitacionais deve existir escolas de ensino fundamental e infantil. A expectativa é de que até o fim de 2015, a Prefeitura totalize 44 novas unidades de ensino, entre escolas de Ensino Fundamental e CMEIs.

Compartilhar: