Henrique e comitiva de parlamentares embarcam nesta sexta-feira para China

Henrique Alves acredita que a visita vai contribuir para estreitar o relacionamento do Brasil com a China, especialmente na área parlamentar

Foto: Rodolfo Stuckert
Foto: Rodolfo Stuckert

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, embarca nesta sexta-feira (11) para a China para visita oficial de sete dias a convite do governo chinês. Além dele, integrarão a delegação de parlamentares os deputados Marco Maia (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Felipe Maia (DEM-RN) e Osmar Junior, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

Henrique Alves acredita que a visita vai contribuir para estreitar o relacionamento do Brasil com a China, especialmente na área parlamentar. O intercâmbio entre os parlamentos dos dois países, segundo ele, poderá facilitar ações em outras áreas como a econômica e a cultural.

Os parlamentares brasileiros se reunirão com o Presidente da China, Xi Jinping; com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang; com o Secretário do Partido Comunista da China em Pequim, Guo Jinlong; com o Presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji; e com o Presidente da Assembleia Municipal de Xangai, Liu Yungeng. Também haverá reunião com o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão.

O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve nesta terça-feira (8), na Câmara para apresentar a programação preparada para a comitiva brasileira e afirmou que a visita será um dos principais eventos da relação política entre os dois países neste ano, que simboliza o 40º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Brasil e China.

“É muito importante essa visita, de mais alto nível, para fortalecer as relações políticas entre os dois países e intensificar seus entendimentos”, declarou Jinzhang. Ele lembrou que o presidente chinês também fará uma visita de Estado ao Brasil, durante o encontro dos chefes de Estado dos Brics – grupo de países emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – previsto para ocorrer em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho. Na ocasião, Xi Jinping também deverá visitar a Câmara dos Deputados.

Confira a programação da visita

11/05
Embarque para a China com escala em Dubai

12/05

Parlamentares se reunirão com o embaixador do Brasil no país, João Mendonça de Lima Neto.

13/05
Partida para a China, com chegada a Beijing prevista para as 22h20.

14/05
11hs – Encontro com o Secretário do Partido Comunista da China em Beijing e membro do comitê do Partido Comunista Chinês, Guo jinlong.

14h30 – Visita à empresa China Railway Construction Co. Ltd.

16hs – Visista ao Grande Salão do Povo da Assembleia Popular Nacional

17hs – Encontro com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang

15/05
9H50 – Visita à Grande Muralha da China em Badaling

12hs – Almoço com o embaixador do Brasil na China, Waldemar Carneiro Leão

14hs – Visita à Cidade Proibida

16H50 – Encontro com o Presidente da República popular da China, Xi Jinping

16/05
10h15 – Visita ao Templo do Céu

14h20 – Embarque para Xian

17/05
Encontro com o Presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji

Visita ao mausoléu do imperador Qin Shi Huang

18/05
Embarque para Xangai, com chegada prevista às 19 horas.

19/05
Encontro com Presidente da Assembleia Municipal de Xangai, Liu Yungeng

Visita a Zona de Livre Comércio de Xangai

Visita a estação e deslocamento em trem de levitação magnética (maglev)

20/05

00h05 – Embarque para o Brasil com escala em Dubai com chegada em Garulhos prevista para as 16h30

Compartilhar: