Presos usam drogas e mantêm despensa no MA, apontam vídeos

O governo também informou que só é liberada a entrada de produtos prontos ou industrializados

Presos fumam maconha dentro do presídio livremente. Foto:Divulgação
Presos fumam maconha dentro do presídio livremente. Foto:Divulgação

Vídeos divulgados pela TV Globo na quinta-feira (16) mostram que presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis (MA), estocam comida dentro das celas e fora delas consomem drogas.

Os vídeos foram gravados no domingo (12) e na terça-feira (13), mas a TV não cita a procedência.

As imagens mostram uma espécie de despensa em uma das celas com fartura de alimentos, incluindo legumes, frutas e carne crua. No local, também foi montada uma cozinha com fogão elétrico. A gravação mostra panelas com comida feita pelos próprios presos.

Outro vídeo gravado na terça-feira mostra um grupo de presos no pátio durante o banho de sol fumando maconha na presença dos agentes penitenciários. Apesar de saber que estão sendo gravados, os presos passam a droga de mão e mão e debocham olhando para a câmera.

Outro lado

O governo do Maranhão informou que os presos só podem receber comida da família em pequenas quantidades e apenas para consumo próprio.

O governo também informou que só é liberada a entrada de produtos prontos ou industrializados.

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária disse que os fogões elétricos são proibidos e que serão retirados.

Vídeo de presos decapitados

A reportagem mostrou com exclusividade, no início do mês, um vídeo feito por presos em que eles comemoram a decapitação de rivais no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. As imagens foram enviadas ao governo.

Segundo a Secretaria Estadual de Comunicação Social do governo do Maranhão, imagens supostamente registradas na prisão e poderão ser alvo de inquérito para investigar sua veracidade.

Desde o ano passado, 62 detentos foram mortos no local em confrontos entre facções criminosas rivais.

Fonte:FSP

Compartilhar: