Principais nomes para Governo deixam registro de candidatura para último dia

Henrique e Robinson esperam até as últimas horas para fechar dados e solicitar registro no TRE

TRJE56

Ciro Marques

Repórter de Política

O vice-governador Robinson Faria, do PSD, vai disputar o Governo do Estado e não é de hoje que se sabe disso. Da mesma forma, também não é de hoje que se conhece a candidatura do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, para a mesma disputa. Porém, somente neste sábado, último dia para o registro de candidaturas para as eleições 2014, é que os dois, os principais nomes para o pleito (segundo as últimas pesquisas eleitorais) devem solicitar os registros de candidaturas.

A informação foi confirmada pelas próprias assessorias de Henrique Alves e Robinson Faria. No caso do peemedebista, a intenção é que a candidatura fosse registrada até o final da manhã deste sábado, junto à chapa majoritária (composta por João Maia, do PR, candidato a vice, e Wilma de Faria, do PSB, ao Senado) e as duas coligações que terão a participação do PMDB: uma para deputado federal e outra para estadual, onde o partido estará com PSB, PR, PROS, DEM, SDD, PDT E PRB.

No total, a aliança terá 18 partidos, reunindo cerca de 120 prefeitos e cerca de 900 vereadores. Será intitulada “Coligação União pela Mudança”. Apesar dessas definições, até o fechamento desta edição, o PMDB ainda não tinha a estimativa do teto de gastos da campanha que, acredita-se, será a mais cara das eleições 2014. Da mesma forma, os assessores de Robinson Faria também não tinham a confirmação do total de despesas que o vice-governador espera ter na disputa pelo Governo.

Intitulada de “Liderados pelo Povo”, a coligação de Robinson terá como candidato a vice o deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) e ao Senado, a deputada federal Fátima Bezerra (PT). A aliança que dará sustentação político-eleitoral ao candidato a governador Robinson Faria é integrada pelo PSD (Partido Social Democrático), PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil), PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil), PP (Partido Progressista), PEN (Partido Ecológico Nacional), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e PTC (Partido Trabalhista Cristão).

Robinson Faria, Fábio Dantas e Fátima Bezerra iniciam suas campanhas neste domingo (6) percorrendo bairros da capital potiguar para ouvir o povo. Serão 123 candidatos ao todo no grupo de encabeçado por Robinson Faria.

CHAPA FEMININA

Enquanto o PSD e o PMDB preferiram esperar até o último dia, os demais partidos preferiram não esperar até o último dia. Simone Dutra, do PSTU, por exemplo. Ela registrou a primeira chapa composta, exclusivamente, por mulheres nesta eleição. Isso porque, além dela, candidata ao Governo, o partido registrou as candidaturas da professora Ana Célia, ao Senado, e a professora Socorro Ribeiro, a vice-governador.

Ainda na quinta-feira, o PSL se destacou com o primeiro partido a solicitar o registro de candidatura. O presidente do partido, Araken Farias, foi registrado como candidato ao governo do RN com o número do partido (17). O vice é o ex-vereador de Caicó Paulo Roberto, o “Paulo Perninha”, também filiado ao PSL. Como candidato a senador foi protocolada a candidatura de Roberto Ronconi sob o número 177. Ele tem como suplentes Ricardo Bezerra de Farias e Aldenor Santos.

Além de Henrique, Robinson, Simone e Araken, a disputa pelo Governo do Estado terá a candidatura do professor Robério Paulino, do PSOL.

Compartilhar: