Procon Natal promove Semana do Consumidor com diversas ações educativas

- No dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor e para marcar a data o Procon Natal…

- No dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor e para marcar a data o Procon Natal irá realizar uma semana repleta de atividades.

– Estão programadas ações de fiscalizações ostensivas e atividades de orientação e capacitação para a classe empresarial.

– A programação terá início na segunda-feira, com uma série de fiscalizações em estabelecimentos de vários segmentos. A intenção é atuar de forma mais ostensiva a fim de garantir o fiel cumprimento à legislação de proteção e defesa do consumidor.

– Para o diretor geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, a ação é necessária vez que o Código de Defesa do Consumidor já existe há quase 25 anos e a classe empresarial deve estar adequada ao mesmo.

– Além das fiscalizações, o Procon fará também um seminário de orientação e capacitação nas relações de consumo. O diretor explica que o órgão deve também cumprir o papel de orientação e esclarecimento dos empresários. “O Procon não pode e não deve ser apenas um órgão punitivo. Nosso papel deve ir mais além. Muitas empresas cometem infrações por desconhecer a legislação e o Procon tem que orientar e capacitar os empresários, mantendo acima de tudo uma relação de parceria institucional.”

– O seminário de capacitação e orientação nas relações de consumo já está na sua segunda edição. O encontro deste ano acontecerá no dia 13 de março, às 18h30, na sede da CDL Natal, e tem como público alvo os associados da CDL, Fecomércio, associações de lojistas dos principais shoppings e pequenos empresários.

Programa ‘Negócio a Negócio’ deve atender gratuitamente 11 mil empresas do RN em 2014

– Os Microempreendedores Individuais (MEI) serão o foco principal do programa ‘Negócio a Negócio’. O Sebrae-RN espera atender 11 mil empresas até o fim do ano com diagnósticos empresariais gratuitos, que são realizados no ambiente da empresa, através do programa.

– Para participar, o empresário pode procurar um ponto de atendimento do Sebrae, na sede em Natal ou nos oito escritórios regionais, que ficam no interior do Estado. Há também possibilidade de se inscrever pelo 0800 570 0800.

– Implantado desde 2009, o ‘Negócio a Negócio’ já atendeu mais de 30 mil empresas em todos os 167 municípios potiguares.

– O ‘Negócio a Negócio’ é voltado para pequenos empreendimentos, sobretudo microempresas. No Rio Grande do Norte, o programa priorizará os MEIs. Atualmente, o RN possui mais de 51 mil profissionais autônomos formalizados nessa categoria jurídica e que podem ser contemplados com noções básicas de gestão e demais soluções oferecidas pelo Sebrae.

– “Esse foco é estratégico porque a maior parte dos novos empreendimentos que surgem no Estado tem esse perfil de microempreendedores, público que carece de noções básicas de gerenciamento do negócio”, justifica a gestora do Negócio a Negócio no Sebrae-RN, Ann Cynthia Ferro.

– Com o programa, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como desempenho dos colaboradores, melhorias contínuas nas formas de atuação no mercado, maior controle sobre a área financeira da empresa, longevidade do negócio e satisfação do empresário.

– O programa funciona com três análises in loco. No primeiro atendimento, o empresário recebe a visita do Agente de Orientação Empresarial (AOE), que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

– No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda uma terceira visita à empresa para avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das melhorias indicadas. Nessa etapa, o empresário também recebe o ‘Caderno de Ferramentas’, uma espécie de cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes.

Voluntários da Copa receberão kits com produtos da agricultura familiar

– Os 20 mil voluntários que atuarão nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 receberão kits para lanches com produtos da agricultura familiar.

– E o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou nesta semana uma chamada pública para comprar produtos de agricultores familiares.

– “O objetivo é estimular o consumo consciente, gerar oportunidades de negócios e promover a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar no mercado turístico em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014″, afirma a assessora da secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Laura Souza.

– Ela ressalta ainda que o legado dessa ação é criar uma cadeia produtiva mais estruturada para o setor, com inserção social, geração de emprego e renda e preservação ambiental.

– Esta compra institucional – realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – dispensa licitação e é voltada para associações e cooperativas que produzem alimentos orgânicos e sustentáveis. As propostas e os documentos para habilitação poderão ser entregues entre os dias 10 e 21 de março.

– Cada kit será formado por 10 itens: castanha de caju (100g), abacaxi desidratado (100g), banana desidratada (100g), barra de cereal (50g), biscoito integral (350g), biscoito sequilho (350g), castanha de baru (100g), castanha do Brasil (100g), mel em sachê (60g) e suco de diversos sabores (1,8 l).

– Cada organização (cooperativa ou associação) da agricultura familiar poderá concorrer a um ou mais de um item.

– As organizações habilitadas também deverão apresentar uma prova dos produtos em quantidade equivalente a um kit, para avaliação quanto à sua apresentação e qualidade, podendo, inclusive, passar por testes laboratoriais.

– Depois da divulgação do resultado, previsto para o início de abril, os produtos deverão ser entregues em São Paulo (SP), entre os dias 13 de abril e 3 de maio.

Empresários do RN vão participar de feira têxtil em Pernambuco

– As novidades do setor têxtil serão apresentadas a uma comitiva de 40 empresários potiguares durante a missão empresarial para a Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil – Agreste Tex 2004, que será realizada entre os dias 18 e 21 de março de 2014, no Polo Caruaru, em Caruaru (PE).

– Organizada pelo Sebrae-RN, a viagem faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto Sebrae 2014- Uniformes Profissionais.

– Além de participar da feira, o grupo potiguar fará visitas técnicas a indústrias de confecções da região.

Compartilhar: