Produção de petróleo da Petrobras cai 2,5% no Brasil em 2013

Estatal produziu, em média, 1,93 milhão de barris por dia

Interligação de novos poços neste ano vai contribuir para o aumento da produção. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Interligação de novos poços neste ano vai contribuir para o aumento da produção. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil em 2013 atingiu a média de 1,93 milhão de BPD (barris por dia), 2,5% menor que em 2012, mas a estatal indicou nesta sexta-feira (31) que a interligação de novos poços neste ano vai contribuir para o aumento da produção.

A produção total de petróleo e gás natural da companhia no Brasil em dezembro foi de 2,36 milhões de barris de óleo equivalente por dia, 0,8% acima do volume extraído em novembro.

— A redução do volume produzido em 2013 decorreu, principalmente, do atraso na entrada em operação do campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, cuja sequência de interligação de poços à plataforma P-63 precisou ser revista em função da presença de corais no leito oceânico — informou a estatal.

Além disso, contribuíram para a retração o atraso na chegada ao Brasil e dificuldades de instalação de equipamentos denominados BSRs (Boias de Sustentação de Risers), que permitiriam a interligação de novos poços nos campos de Sapinhoá e Lula NE, na Bacia de Santos.

Também houve atraso no início da produção das plataformas P-55 e P-58, no campo de Roncador e no Parque das Baleias, respectivamente, na Bacia de Campos.

— Com a interligação de novos poços nessas unidades de produção, assim como nas plataformas P-62, no Módulo 4 do campo de Roncador, e P-61, no de Papa-Terra, ambas previstas para começar a produzir no primeiro semestre, a Petrobras terá estabelecido as condições necessárias para aumentar a produção ao longo de 2014.

Os números foram considerados fracos por analistas do Credit Suisse.

— A aceleração [na produção] está dolorosamente menor que o esperado, sem aumentos de produção nos últimos três meses… Precisaremos ver a produção começar a crescer para mostrar algumas melhoras até março, no máximo.

Às 11h05, as ações da Petrobras exibiam oscilação positiva de 0,07%, a R$ 14,71, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 0,6%o.

A produção da estatal somente de petróleo atingiu a média de 1,96 milhão de bpd, sendo 0,4% maior que a de novembro.

A companhia informou ainda que pré-sal teve recorde de produção diária, de 371,3 mil bopd (barris de óleo por dia), em 24 de dezembro. Essa marca foi obtida com 21 poços produtores em operação.

Compartilhar: