Programa de microcrédito do BNB ultrapassa 100 mil clientes ativos no RN – Marcos Aurélio de Sá

- No mês de junho, o Crediamigo, maior programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, alcançou a marca…

- No mês de junho, o Crediamigo, maior programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, alcançou a marca de mais de 100 mil clientes em sua carteira, um resultado histórico para o povo potiguar.

- Em 15 anos de atuação, o programa já beneficiou milhares de brasileiros. São 1,7 milhão de clientes ativos com 14 mil operações desembolsadas por dia.

- “Esse número é muito estimulante, principalmente porque sabemos que os benefícios do crédito orientado se estendem também às famílias destes clientes. E além de impulsionar o crescimento dos pequenos empreendedores informais, também promove a inclusão social no Estado”, afirma Francisca Morais Castanha, gerente de Microfinanças do BNB no RN.

- O programa tem foco no empreendedor informal, mas também atende microempreendedores formalizados com faturamento de até R$ 120 mil ano, por meio de capital de giro. São sacoleiros, pipoqueiros e comerciantes de uma forma geral, que se unem na formação de “grupos solidários”, entre três e dez pessoas, e realizam o empréstimo.

- Assim como o crédito é autorizado para o grupo, o pagamento também é feito em conjunto. Essa ação proporciona a diminuição da inadimplência, já que cada participante estimula o outro a pagar em dia. No Rio Grande do Norte, a inadimplência é de apenas 0,92%, uma das menores do país.

- Outro dado interessante é que boa parte dos empreendedores que adere ao programa é formada por mulheres. No Brasil, 66,89% são do público feminino; no Rio Grande do Norte, um pouco mais: 67,93%.

Ipem avalia mais uma pousada pelo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem

- O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte deu início ao processo de avaliação de mais um estabelecimento potiguar que aderiu ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

- Dessa vez, a Classificação Três Estrelas foi pleiteada pela Pousada Villa do Sol, localizada em Extremoz, às margens do Rio Ceará-Mirim.

- “Nesta primeira avaliação verificamos os principais requisitos para a obtenção da classificação. Em julho retornaremos à pousada para checar se as mudanças solicitadas foram efetuadas e se está tudo de acordo e, então, enviaremos o relatório final para o Ministério do Turismo, para a consolidação do processo de classificação”, explica a agente fiscal do Ipem-RN, Socorro Freitas, uma das responsáveis por esse tipo de avaliação no Estado.

- O SBClass é um programa realizado pelo Inmetro em parceria com o Ministério do Turismo, que autoriza o uso de estrelas pelos empreendimentos de acordo com o atendimento de requisitos como infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. O processo todo, desde a avaliação até o recebimento da placa, pode levar até 180 dias.

- Para solicitar a avaliação, o empreendimento deve ter registro no Cadastur e fazer a requisição no sistema.

Servidores da Anatel se superam para atender às demandas da Copa

- Desde o dia 7 de junho os Reguladores Federais lotados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizam ampla Ação Regulatória em todas as arenas sede dos jogos da Copa do Mundo 2014.

- E até o dia 13 de julho, quando será encerrado o mundial, os servidores atendem em regime de exclusividade às demandas regulatórias que envolvam as competências da Anatel.

- Para a melhor organização dos trabalhos foi planejada em cada arena quatro grandes frentes de atendimento ao Setor Regulado, compreendendo: Abordagem, Inspeção/Etiquetagem, Monitoração e Administração do Espectro Radioelétrico e a Monitoração da Qualidade de Prestação dos Serviços Móveis, incluindo as ligações telefônicas e os Serviços de Dados / Acesso à Internet.

- O Diretor Adjunto de Comunicação do Sinagências, Marcio Colazingari, está satisfeito com o resultado do trabalho. “Presenciamos estádios lotados e com amplo acesso à Internet em alta velocidade nas tecnologias 3G e 4G; Chamadas de Voz completadas com desprezível índice de queda; Transmissão em Alta-Definição dos Jogos para todo o planeta, livres de Interferências/Interrupções dos Sinais; Garantia das Comunicações realizadas pelos Órgãos da Segurança Pública e Organização do Evento; Plano de Reposição dos Serviços de Telecomunicações em situações de emergência e calamidades; e, por fim, a prevenção das ocorrências de sonegação tributária/fiscal no setor de Telecomunicações e Radiodifusão”, resumiu.

Clientes e torcedores lotaram o Shopping Cidade Jardim no último jogo da Copa em Natal

- A Copa do Mundo aumentou o fluxo de clientes no Shopping Cidade Jardim. Nesta terça-feira, dia da última partida em Natal, com o jogo entre Itália e Uruguai, milhares de pessoas circularam pelo centro comercial.

- Neste período de Copa, segundo assessoria do shopping, cerca de 20 mil pessoas estão passando diariamente pelo Cidade Jardim.

- A expectativa é que este fluxo se mantenha até o final do mundial, apesar do termino dos jogos em Natal.

- “O aumento do movimento é comemorado pelos nossos lojistas, que estão mais confiantes e satisfeitos. Acreditamos que o clima de Copa contagiou os natalenses, que estão mais dispostos a comprar adereços e sair para se divertir durante as partidas, movimentando o comércio”, destacou o consultor de varejo do Cidade Jardim, Ronaldo Fernandes.

- Pensando também nos turistas que estão em Natal, o shopping está oferecendo uma equipe bilíngue, que se reveza em grupos de três atendentes de plantão em um quiosque com localização estratégica. Eles tiram dúvidas e acompanham o cliente nas lojas para auxiliar na compra de produtos.

Estácio realizou mais de 200 atendimentos jurídicos gratuitos no 1º semestre

- Durante o primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Natal realizou 206 atendimentos jurídicos gratuitos e, a partir deles, deu entrada em 59 processos na justiça.

- Este resultado é reflexo do atendimento feito desde 2008 à população de Natal com renda familiar de até dois salários mínimos. O serviço é oferecido nas unidades Estácio Alexandrino e na Estácio Romualdo.

- Os seis primeiros meses do ano também contabilizam o encerramento de 28 processos e a realização de 39 audiências, tudo isso vivenciado pelos 118 estudantes do 7º ao 10º período do curso de Direito.

- Ao todo são 371 processos reais ativos ajuizados pelo NPJ, a maioria de ações relacionadas a alimentos, reconhecimento de paternidade e relações de consumo. A cada ano a demanda do NPJ aumenta em torno de 15%.

- “Além de ajudar aos cidadãos que não têm condições de pagar um advogado, o NPJ permite aos alunos experimentarem na prática o que foi aprendido em sala de aula: o contato com clientes reais, a orientação jurídica e todo o procedimento para dar entrada em processos”, explica Djamiro Acipreste, coordenador de Direito da Estácio Natal.

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