Projeto desenvolvidono USB de Mirassol é premiado em Brasília

Proposta é oferecer orientações de saúde e alimentação saudável para pacientes que aguardam atendimento na unidade

Nutricionista-do-posto-de-saude-de-Mirassol-recebe-premio-WR-7)

Um projeto realizado há cerca de três anos pela Unidade de Saúde Básica do bairro de Mirassol, zona sul de Natal, foi escolhido uma das 80 melhores iniciativas na área em todo o Brasil, durante a “IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde na Família”, realizada pelo Ministério da Saúde. Desenvolvido pela nutricionista Polyana de Oliveira Cacho, que recebeu nesta sexta-feira (04) o troféu Relato Premiado, o “Acolhendo com Saúde” oferece orientações sobre temas direcionados para uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Segundo Polyana, a ideia do projeto é oferecer informações de saúde sobre alimentação saudável, alimentos funcionais, prevenção a doenças como hipertensão e diabetes, tagabismo, exercícios físicos e outros temas relacionados, para todos que estão aguardando por suas consultas na unidade, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras. E que durante as orientações, sempre acontecem trocas de experiências e relatos de vida, que enriquecem os encontros.

“É uma forma de otimizar o tempo que eles passam aguardando a consulta e também de conhecer um pouco mais os estilos de cada um, com dados e informações importantes para uma melhor qualidade de vida para os usuários, além de enriquecer o vínculo com eles. É um momento muito rico não apenas para eles, mas para todos nós que fazemos esse projeto e estou muito feliz por termos sido selecionados entre mais de quatro mil projetos participantes em todo o Brasil”, afirmou a nutricionista.

Polyana disse ainda que cerca de 90% das pessoas beneficiadas são moradoras da zona Norte de Natal e que, apesar da surpresa em ter sido escolhido entre os 80 melhores projetos de saúde desenvolvidos no Brasil, ainda é difícil desenvolver ações em unidades de saúde no Rio Grande do Norte. “Felizmente, conto com a ajuda e participação da nossa diretoria, que sabe a importância de uma ação desse porte para a vida dos nossos pacientes”, disse.

Para a diretora da USB de Mirassol, Márcia Barreto, as orientações e atividades desenvolvidas pelo projeto trouxeram benefícios ainda para os próprios funcionários da unidade, que também participam da elaboração das ações e adquirem conhecimentos para uma vida mais saudável. Ela disse ainda que são atingidas, em média, cem pacientes por mês.

“Trabalhamos com pessoas de todas as idades sobre a importância dos cuidados com a saúde através de uma alimentação saudável e de atitudes básicas para se prevenir e combater doenças que podem acometer a qualquer um, por isso, considero muito importante essa iniciativa, que já é realizada há três anos e só nos traz alegrias”, enfatizou.

Compartilhar: