Projeto resgata valores de cidadania e respeito ao meio ambiente

Sem nenhuma ajuda financeira do poder público, Guarda Mirim Ambiental muda vida de adolescentes

Projeto-GMA-WR

Com foco na cidadania, disciplina e conhecimento do meio ambiente, estudantes de escolas públicas entre 12 e 17 anos e em situação de risco social estão tendo a oportunidade de ter uma preparação para a carreira militar e também para os desafios da vida.

O projeto pré-militar Guarda Mirim Ambiental (GMA) surgiu em 2009, mas teve suas atividades paralisadas em 2012 para reorganização. Através dos coordenadores José Eurico, Jurema Gomes e Sargento Nascimento, do 5º Batalhão da Polícia Militar, o projeto foi retomado no final de 2013 com o lema “Sempre em Ação” e agora ainda mais com o intuito de resgatar valores como respeito ao meio ambiente, aos pais e aos mestres, além do ensino da disciplina, hierarquia e esportes, música e artes marciais e aulas de reforço. “Um estudo recente apontou que Natal registrou um dos maiores crescimentos de homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos. Temos este objetivo de distanciar estes jovens do mundo do crime e das drogas e para isso, temos o contato direto com os pais destes jovens e acompanhamos o rendimento escolar e o comportamento em casa”, disse o professor José Eurico.

As atividades do projeto são realizadas todos os sábados, no espaço Tecesol, no Conjunto Pirangi, onde também funciona a sede do Conselho Comunitário. Ao chegar ao local, pela manhã, os participantes fazem um lanche e partem para as atividades físicas, como corrida e alongamentos, sob o comando de um dos coordenadores, o Sargento Nascimento. Em seguida acontece a chamada Ordem Unida, onde os alunos seguem postura militar, toque de corneta, cantam o hino nacional e fazem orações. A programação segue até o fim da tarde e ao longo do dia, além de palestras e rodas de conversas, os próprios alunos vão para a cozinha preparar suas refeições. “Este projeto é fundado na hierarquia e disciplina e resgate de valores perdidos na sociedade. Promovemos a integração entre alunos e pais e, inclusive, convidamos estes pais para nos visitarem e ver como desenvolvemos nosso trabalho”, explicou o sargento, que coordena as atividades físicas.

Apesar da organização e força e vontade dos coordenadores, o projeto enfrenta diversas dificuldades já que não recebe nenhuma ajuda financeira e conta apenas com o apoio de voluntários. “Temos uma van do 5º Batalhão para realizar o transporte de alguns jovens de Macaíba e da comunidade carente de Monte Celeste, mas precisamos de muita ajuda na parte de alimentação, transporte, materiais esportivos e de higiene, cadeiras, mesas. Tiramos do nosso bolso e os próprios alunos ajudam com alguns alimentos.”, conta José Eurico.

Jurema Gomes, coordenadora e presidente do Conselho Comunitário de Pirangi, reforça o apelo. “Pretendemos aumentar o projeto, mas não temos recursos e pedimos ajuda a empresários, comerciantes e voluntários. O certo seria que as atividades fossem três vezes na semana e não só aos sábados”.

Claudia Nascimento, mãe de Pedro Henrique, participante do projeto, contou que a vida da família mudou após o ingresso do filho no GMA. “Hoje ele está no Exército e tenho muito orgulho. Ele era um menino rebelde e através do projeto se tornou uma pessoa melhor. Agora digo para ele que eu o amo, e meu outro filho também está aqui”.

Renan Felipe Bezerra, de 17 anos, também reforçou a importância do GMA na sua trajetória. “Em 2010 fui procurar o projeto Bombeiro Mirim, mas como não tinha mais idade para entrar, me encaminharam para aqui. Era ocioso, ficava em casa só assistindo TV e hoje sou mais sociável, dinâmico e realmente me sinto uma pessoa melhor e mais evoluída. Além dos treinamentos que recebemos, também aprendemos a ser cidadãos. Quero seguir a carreira militar, mas caso não dê certo gosto da área de Engenharia da Computação”.

As matrículas para o Guarda Mirim Ambiental (GMA) “Sempre em Ação” estão abertas e podem ser realizadas no Tecesol, onde funciona a sede do Conselho Comunitário de Pirangi ou no 5º Batalhão da PM. Os interessados em conhecer e ajudar o projeto podem entrar em contato através dos telefones: (84) 8838-1312 e 8842-7010 ou pelo e-mail: euricorn@hotmail.com.

Compartilhar:
    • Joseilton Redfield Alves

      G.M.A SEMPRE EM AÇÃO!!!