Quase tudo definido para o Carnaval de Natal que acontece no próximo dia 27

A abertura da festa acontecerá no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), com o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu

Nos últimos dias, os principais pontos do Carnaval Multicultural 2014 de Natal foram definidos. As atrações nacionais e os responsáveis pela decoração dos cinco polos onde as festas acontecerão (Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra, Redinha e Ribeira) foram decididos pela Prefeitura do Natal.

A abertura da festa acontecerá no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), com o Baile de Máscaras no Largo do Atheneu. A atração da noite será Spok Frevo Orquestra, que subirá ao palco a partir das 22h. Na sexta-feira (28), o destaque fica por conta de Moraes Moreira, que às 22h começará a cantar em Ponta Negra, que no sábado (29), também às 22h, ainda receberá Alceu Valença.

Tradicional Balie de Máscaras de Natal contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo, em 2013. Foto: Divulgação
Tradicional Balie de Máscaras de Natal contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo, em 2013. Foto: Divulgação

Já no domingo (2), será a vez de Mart’nália fazer o show no Centro Histórico, no Desfile das Kengas, às 20h. No mesmo dia, só que às 22h e na Redinha, Elba Ramalho será o grande destaque. Já o grupo Originais do Samba agitará o Polo da Redinha e Rocas na segunda (3) e terça (4). Nos dois dias o show começa às 22h. Segundo a Prefeitura, o cantor Jorge Aragão, que inicialmente foi divulgado como uma das atrações na capital potiguar, não virá mais por uma questão de agenda.

Além das atrações nacionais, vários outros shows estarão acontecendo por toda a Natal. Serão mais 42, sendo 27 em Ponta Negra, cinco na Redinha, cinco no Centro Histórico e quatro nas Rocas. Mais uma vez, a Ribeira receberá o desfile das Escolas de Samba e das Tribos de Índios. A programação completa, com o nome de todas as bandas, será divulgada depois do dia 17 de fevereiro, quando o edital para a inscrição das atrações locais será fechado.

“O edital conta com um aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão, que servirá para quem se inscrever no edital utilizar nas apresentações do carnaval. Depois do carnaval eles terão que prestar conta de todo o dinheiro utilizado. O dinheiro também servirá para o pagamento das premiações das Escolas de Samba”, destacou o maestro Gilberto Cabral, coordenador do Carnaval Multicultural 2014. Além do dinheiro do edital, o evento ainda contará com o patrocínio da Ambev, que investirá R$ 400 mil na festa.

Os Polos da capital potiguar também receberão uma decoração especial durante o Carnaval Multicultural 2014. O responsável pela criação dos ícones será o artista plástico Flávio Freitas (diretor do Núcleo de Artes Visuais da Fundação Cultural da Capital das Artes (Funcarte)). A responsabilidade de instalação será da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Sempre envolvido nos eventos culturais da capital potiguar, Gilberto não escondeu a felicidade pela revitalização do carnaval de Natal. “Nos outros anos o carnaval acontecia em Natal apenas para não se perder a tradição. Mas esse ano vai ser diferente. Queremos fazer um carnaval para que o natalense não vá para Pernambuco, Paraíba, que fique na nossa cidade”.

 

Homenagem a João Mendonça

Além das diversas atrações por toda a cidade, o Carnaval Multicultural 2014 vai fazer uma homenagem especial a um dos principais ícones carnavalescos de Natal. João Mendonça, que está com 57 anos e desde 1997 mora na Redinha. Ele é o responsável pela criação de 19 hinos de blocos de carnaval, como ‘Os Cão’, ‘Sem Preconceito’, ‘Gererê’, ‘Tuberão’ e ‘Cobra Coral’.

“Fico muito feliz com a atitude da Prefeitura do Natal porque sempre fiz todo este movimento de carnaval de forma espontânea. É uma grande honra pra mim”, destacou Mendonça, que começou no meio da música aos 17 anos e jamais cobrou nenhum centavo para compor as canções carnavalescas.

Compartilhar:
    Publicidade