Rebelião em penitenciária já dura mais de 24 h e dois foram decapitados

Presos pedem melhores condições de estrutura, alimentação e higiene; muitos estão feridos, e três foram levados para hospital

Estabelecimento penal de regime fechado e custódia masculina, Penitenciária Estadual de Cascavel, no Paraná, enfrenta rebelião neste domingo. Foto: Divulgação
Estabelecimento penal de regime fechado e custódia masculina, Penitenciária Estadual de Cascavel, no Paraná, enfrenta rebelião neste domingo. Foto: Divulgação

A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, já dura mais de 24h. Até o momento quatro presos morreram, dois foram decapitados, enquanto outros dois foram jogados do telhado da prisão. Dois agentes penitenciários ainda são mantidos reféns.

Na manhã desta segunda-feira as negociações foram retomadas. Os detentos estão rebelados desde as 6h30 de domingo (24). Os presos reclamam de más condições do presídio, da alimentação que recebem e da higiene local; há também queixa contra uma suposta agressividade dos agentes. Mas a polícia não descartou a possibilidade de o motim ter sido motivado por uma briga entre facções rivais dentro da penitenciária.

As negociações continuaram durante toda a tarde e noite deste domingo, mas com poucos avanços. Para o advogado do Sindicato que representa os agentes penitenciários, Jairo Ferreira Filho, o número de mortos ou feridos ainda deve aumentar.

A Polícia Militar, que está com cerca de 200 policiais no local para dar suporte às negociações, confirmou que 36 detentos já foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC).

De acordo com o Depen, o presídio foi depredado e houve queima de colchões, mas ainda não é possível avaliar a extensão dos estragos. Ainda segundo o Depen, o presídio tem capacidade para 1.182 presos e abriga 1.040.

Na última segunda (18), outra penitenciária do Paraná, a de Foz do Iguaçu, já havia sido palco para um princípio de motim. Na ocasião, um agente penitenciário foi feito refém, mas ninguém ficou ferido.

Fonte: IG

Compartilhar: