Receita Federal anunciará amanhã segundo lote de restituições do IRPF – Marcos Aurélio de Sá

- Na véspera do dia em que a Receita Federal abrirá para consultas o segundo lote de restituições do Imposto…

- Na véspera do dia em que a Receita Federal abrirá para consultas o segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, relacionando nomes e CPFs de aproximadamente 1,07 milhão de contribuintes com direito a receber de volta uma soma superior a R$ 1,6 bilhão de tributo recolhido a mais no ano-base 2013, vale a pena o leitor atentar para o seguinte:

– Para saber se o seu nome (ou o de pessoa do seu relacionamento) constará da lista, bastará acessar a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) a partir das 9:00 horas, ou fazer a consulta pelo telefone 146, ou ainda pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas IOS e Android;

– O contribuinte também poderá, por esses mesmos canais de comunicação, fazer pesquisa para saber se sua declaração de rendimentos apresentada em 30 de abril passado ficou, ou não, retida na chamada “malha fina do leão”.

Ainda há saídas para quem tiver sido retido na “malha fina do leão”

– Quem sabe – ou está em dúvida – sobre possível cometimento de erro no preenchimento da última declaração do IRPF, a preocupação em pesquisar sobre retenção em “malha fina” é extremamente válida, uma vez que ainda há meios de se livrar desse inconveniente: basta apresentar uma declaração retificadora e fazer os devidos ajustes, antes de ser intimado pelo fisco ao pagamento do imposto devido e respectivos acréscimos decorrentes de penalidades (juros e multas).

– A Receita Federal permite ao contribuinte acesso ao detalhamento da declaração retida para verificações, o que pode ser conseguido através do código de acesso gerado no próprio site do órgão (portal e-CAC) ou por meio do certificado digital, para quem o possui. Caso haja sido detectada alguma divergência na declaração, o fisco já indica ao contribuinte o item divergente, ao mesmo tempo em que dá orientações sobre como proceder para corrigi-lo.

– Caso tenha pago menos imposto do que deveria, o contribuinte terá que regularizar o valor, recolhendo eventuais diferenças, as quais terão acréscimos de juros e multa de mora, limitada a 20 por cento. E isso só pode ser feito antes do recebimento da intimação inicial da Receita.

Situação se complica quando ocorre a intimação do contribuinte pela Receita

– Para quem já tiver sido intimado, a situação se complica, pois não será mais possível corrigir espontaneamente a declaração e há sujeição, em caso de erros comprovados, à cobrança do imposto acrescido de juros de mora e multa que vai de 75 a 150 por cento sobre o valor do imposto devido e o valor da despesa que foi usada na tentativa de fraude.

– Se ficar caracterizado crime contra a ordem tributária, o contribuinte ainda estará sujeito a sanções penais previstas em lei, entre elas a perda da liberdade.

Entrega do “Mérito Jessé Freire” e posse da nova Diretoria da Fecomércio

– Será dia 1º. de agosto (Dia do Comerciante), no Boulevard Recepções, a solenidade festiva de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), eleitos para o período 2014/2018, ocasião em que também serão entregues as comendas do “Mérito Jessé Freire 2014″ às cinco personalidades do setor empresarial de maior destaque no período.

– Encabeçada pelo atual presidente (reeleito) da Federação, Marcelo Fernandes de Queiroz, a nova Diretoria é composta por quarenta nomes.

– Os escolhidos para receber o “Mérito Jessé Freire” são: Flávio Rocha – Empresário do Ano no Setor Comércio; José Maria Figueiredo – Empresário do Ano no Setor Serviços; Francisca de Assis Rosado – Empresária do Ano no Setor Turismo; Antônio Sales – Jovem Empresário do Ano; e Dorian Morais – Experiência Empresarial.

– Após a posse e a entrega das comendas, será servido um jantar, animado por show musical.

 “O Rio Grande agora tem um Norte”

– Encimado pela afirmação acima em caixa alta e ilustrado com uma bússola e fotos instantâneas do ambiente produtivo industrial potiguar, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) começou a remeter hoje às autoridades e lideranças do setor empresarial o convite para a solenidade de lançamento do projeto “Mais RN”, que acontecerá neste dia 18, às 9:00 horas, no Auditório Albano Franco.

– Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento social e econômico, válido para o período de 2015 a 2034, que a Fiern encomendou à empresa de consultoria Macroplan, o qual será oferecido aos governantes e ao mundo político e administrativo do Estado, bem como às entidades representativas das classes produtoras.

– O “Mais RN” aponta oportunidades de investimentos, mostra quais são as obras de infraestrutura mais urgentes, aponta as necessidades futuras de formação e capacitação de mão de obra e define as políticas públicas que elevarão o nível de eficiência das organizações estatais e privadas.

Inmetro só encontra 2,3% de irregularidades no mercado de colchões

– O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) realizou na primeira semana do mês passado, em todo o país, a Operação Especial “Morpheus”, com a finalidade de verificar, junto ao comércio especializado e as empresas fabricantes e importadoras de colchões, se os produtos colocados à disposição do público atendem aos requisitos técnicos estabelecidos.

– Foram realizadas 647 ações de fiscalização e analisada a qualidade de 39.803 produtos, verificando-se um índice de irregularidades de apenas 2,3 por cento.

– Empresas flagradas produzindo ou comercializando colchões que não mereceram aprovação do Inmetro foram notificadas e poderão ser penalizadas com multas. Os produtos irregulares foram apreendidos e serão encaminhados à destruição, após esgotadas as possibilidades de recurso.

Será nesta quarta-feira a inauguração da loja do Assaí Atacadista em Natal

– Está confirmada para as 7:00 horas desta quarta-feira a inauguração da unidade natalense da Assaí Atacadista, que a partir das 9:00 horas do mesmo dia estará com as portas abertas ao público.

– Localizada às margens da rodovia BR-101, na zona Sul da cidade (vizinho ao Natal Auto Shopping Pitimbu), a loja é mais uma que integra a enorme rede de supermercados e hipermercados controlada no país pelo Grupo Pão de Açúcar.

Compartilhar:
    Publicidade