Receita Federal disponibilizará declarações pré-preenchidas para o contribuinte

- A Receita Federal disponibilizará ao contribuinte um arquivo que deverá ser importado no Programa Gerador da Declaração IRPF 2014…

- A Receita Federal disponibilizará ao contribuinte um arquivo que deverá ser importado no Programa Gerador da Declaração IRPF 2014 (PGD 2014). Esse arquivo terá algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas e ônus reais.

- Trata-se da DIRPF Pré-preenchida, disponível para download no Portal e-CAC para os contribuintes que possuam certificação digital ou para representantes com procuração eletrônica.

- A DIRPF Pré-preenchida estará disponível, desde que:

- As fontes pagadoras tenham enviado para a RFB a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013;

- O contribuinte tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012. No Rio Grande do Norte foram quase 300 mil declarações.

- Não será possível obter declarações pré-preenchidas caso: o contribuinte não tenha apresentado declaração de ajuste ou saída definitiva do exercício do ano anterior como titular; a última declaração enviada pelo contribuinte está em malha ou sofreu alteração pela malha; a DIRF de alguma fonte pagadora do contribuinte esteja em lista inidônea; o beneficiário incidiu em malha da DIRF que indique IR Fonte a comprovar; a DIRF de alguma fonte pagadora do contribuinte tenha incidido na malha DIRF x DARF; ou não tenha sido processada a malha DIRF x DARF, exceto se o contribuinte só possuir órgãos da Administração Pública como fontes pagadoras.

Governadora define com empresários detalhes sobre instalação de indústria ceramista no RN

- Em audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, na tarde desta sexta-feira, o sócio-administrador da Cerâmica Elizabeth, José Nilson Júnior, apresentou o cronograma de ações para a instalação de uma fábrica da empresa no município de Baía Formosa.

- A construção da fábrica será dividida em três fases e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas em abril, após a liberação das licenças ambientais. A previsão para conclusão da primeira fase é junho de 2015. Já as duas etapas seguintes serão concluídas em 24 meses.

- Com um investimento da ordem de R$ 175 milhões, o Grupo Elizabeth recebeu do Governo do Estado 35% de abatimento no custo do gás natural (Progás). Além disso, a isenção do ICMS (por meio do Proadi) corresponderá a uma dispensa de R$ 1 milhão, incentivos fundamentais para a instalação da indústria no Rio Grande do Norte.

- José Nilson Júnior afirmou que o apoio do Governo do Estado é de suma importância para viabilizar economicamente o projeto. “Com os dois programas e a segurança que eles nos dão, a redução de custo será bem significativa”, disse o sócio-administrador do Grupo Elizabeth.

- Rosalba Ciarlini comemorou a notícia: “Vamos trocar imposto por emprego e quando começar a construção da indústria, o aquecimento da nossa economia com a geração de emprego e renda será sentido. A fábrica, quando totalmente instalada, vai gerar 400 empregos diretos e 1,2 mil indiretos, o que para o Agreste vai ser mais um polo de desenvolvimento”.

Garibaldi inaugura Agência da Previdência Social em São José de Mipibu

- A partir deste sábado, o município de São José de Mipibu passa a contar com uma moderna Agência da Previdência Social.

- A unidade, que será entregue aos moradores da cidade pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, beneficiará mais de 43 mil habitantes, uma vez que também atenderá a população de Senador Georgino Avelino.

- A solenidade de inauguração será às 17 horas e está prevista as presenças do prefeito Arlindo Dantas, da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos de municípios vizinhos, além de vereadores e autoridades de órgãos federais, estaduais e municipais.

- Também estarão presentes, o presidente do INSS, Lindolfo Sales, do superintendente regional do INSS/Nordeste, João Maria Lopes, a gerente-executiva do INSS em Natal, Dione Regalado, gerente-executivo do INSS em Mossoró, Francisco Osimar, e demais servidores da Previdência Social.

- Anteriormente, os moradores de São José de Mipibu precisavam se deslocar até Parnamirim para resolver assuntos previdenciários.

- A nova agência faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 novas agências em todo o país. A Previdência ainda deve abrir, este ano, outras unidades no Rio Grande do Norte, nos municípios de Alexandria (14 de março), São Gonçalo do Amarante (28 de março) e São Paulo do Potengi (11 de abril).

Navio com 10 toneladas de pescado é apreendido pela Marinha e chega a Natal

- Durante a operação ‘Amazônia Azul’, o navio-patrulha ‘Grajaú’, subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval, apreendeu uma embarcação que estava pescando ilegalmente entre o Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha.

- O navio pesqueiro, com 10 toneladas de pescado a bordo, atracou na Base Naval de Natal na noite desta sexta-feira. Militares da Marinha, fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realizaram os procedimentos administrativos cabíveis a cada instituição.

- A operação realizada pela Marinha do Brasil sob a coordenação do Comando de Operações Navais teve início nesta semana e tem como propósitos principais intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo de 2014.

Senac disponibilizará mais de 9 mil vagas na área de Turismo e Hospitalidade

- O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) disponibilizará, ao longo deste ano, mais de 9 mil vagas, em cerca de 40 cursos, para qualificação de mão de obra com foco no segmento de Turismo e Hospitalidade.

- Isso representa um crescimento de 67%, em relação às matriculas realizadas em 2013.

- As principais oportunidades de qualificação no segmento foram tema de palestra no 5º Fórum de Turismo do RN, evento que aconteceu nesta semana no Centro de Convenções de Natal.

- Do total de vagas disponibilizadas pela instituição para o setor, 78% serão destinadas ao público de baixa renda, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A expectativa é beneficiar, gratuitamente, cerca de 7.500 pessoas.

PagSeguro lança leitor de cartão de crédito e de débito com chip para celular e tablet

- Líder do mercado brasileiro em soluções para pagamentos online e mobile, o PagSeguro (www.pagseguro.com.br) lança o leitor de cartões de crédito e de débito com chip para celular e tablet.

- Seguro, sem burocracia, sem taxas de mensalidade nem de adesão, o leitor do PagSeguro permite que pequenos varejistas, taxistas, lojistas, cabeleireiros, consultores de beleza, personal trainers, dentistas e comerciantes de variados setores, entre outros, aumentem sua renda mensal quando passam a aceitar cartões.

- “Com a versão chip e senha do PagSeguro os profissionais autônomos, prestadores de serviços, comerciantes e pequenos varejistas têm a oportunidade de aumentar seu faturamento aceitando cartões em qualquer lugar, a qualquer hora, usando apenas o seu celular ou tablet”, diz o diretor do PagSeguro, Ricardo Dortas.

- E para garantir a segurança durante o processo de compra e venda, nenhum dado fica armazenado no aparelho. Eles trafegam criptografados durante todo o fluxo de comunicação. Ao final da transação, o comprador recebe o comprovante de pagamento por e-mail.

- Para adquirir o leitor, o vendedor se cadastra no site e baixa gratuitamente o aplicativo PagSeguro no Google Play.

Compartilhar: