Retardatários têm até maio para procurar o Tribunal Regional Eleitoral

De acordo com a direção do órgão, cerca de 30 a 40 mil eleitores devem se regularizar nesse período

Dos 528 mil eleitores cadastrados em Natal, 440 mil compareceram ao recadastramento. Foto: Heracles Dantas
Dos 528 mil eleitores cadastrados em Natal, 440 mil compareceram ao recadastramento. Foto: Heracles Dantas

Aqueles que perderam o prazo do recadastramento biométrico previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Natal estão em processo de cancelamento do título eleitoral. Entretanto, mas ainda há tempo de regularizar a situação. Até o dia 07 de maio o Fórum Eleitoral estará recebendo os eleitores para atualizarem o cadastro biométrico e ficarem em dia com a Justiça. Quem não comparecer dentro desse prazo permanecerá impedido de realizar uma série de tramitações burocráticas que vão desde a abertura de uma simples conta de banco até a participação em concursos públicos.

Segundo a diretoria geral do TRE, cerca de 80 mil eleitores de Natal ficaram de fora do recadastramento que aconteceu entre os meses de julho a dezembro. “Maio é o prazo final que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá para aqueles que querem transferir o título ou que irão se alistar e precisam do título. Porém, também estamos estendendo esse prazo às pessoas que não compareceram na biometria e querem se regularizar com a Justiça Eleitoral”, destacou Andréa Campos, diretora geral do TRE.

De acordo com a direção do órgão, cerca de 30 a 40 mil eleitores devem se regularizar nesse período. Aqueles que não comparecerem, pagarão multa por cada eleição que não participarem e estarão impedidos de garantir outros serviços públicos, como a retirada de passaporte. Para se regularizar, o eleitor deve fazer o agendamento pelo site do TRE (www.tre-rn.jus.br) e levar o título de eleitor, além de cópias do RG e do comprovante de residência.

O contingente de faltosos no processo de biometria no RN foi pequeno em relação ao restante do Brasil. Dos 528 mil eleitores cadastrados em Natal, 440 mil compareceram ao recadastramento.  Neste mês de janeiro, o Fórum Eleitoral, localizado na avenida Rui Barbosa, em Tirol, terá expediente funcionando das 8h às 13h. Em fevereiro, as atividades voltam a funcionar até às 18h.

A partir de hoje, a estrutura montada no Fórum Eleitoral de Natal passará a ser desmontada e levada para outras cidades. Apenas uma pequena quantidade de guichês permanecerá funcionando. O restante servirá para o recadastramento biométrico em cidades como Mossoró, Assú e Ceará-Mirim, atendendo ainda as regiões mais próximas a estes municípios.

 

Compartilhar: