Retiros conquistam cada vez mais adeptos que não curtem folia durante o Carnaval

Inovação deste ano é o grupo de pregação exclusivo para crianças

Um dos mais esperados períodos festivos do ano, o Carnaval, é marcado por muita festa e opções de divertimento não faltam, como shows, blocos de rua, desfile de escolas de samba e os tradicionais arrastões. Mas para quem não curte a folia e deseja ter momentos de oração e espiritualidade, uma boa alternativa são os retiros espirituais.

Um dos retiros mais tradicionais promovidos durante o Carnaval é o da Renovação Carismática Católica (RCC), o Ágape, que este ano entra na sua 24ª edição. De acordo com Ayres Charles Nogueira, do núcleo de coordenação da RCC em Natal, o evento começou pela necessidade das pessoas terem uma experiência de oração com o batismo no Espírito Santo. “Este batismo tem consequências importantes como a renovação da fé e a vivência da fé expectante, que segundo o Papa Francisco é esta a fé que nos leva a louvar a Deus mesmo antes da graça, em qualquer circunstância. Também conseguimos ser igreja, que é ter a consciência de uma vida fraterna e entender que amar ao próximo é dar a atenção, carinho, escutar e orar”, disse.

Ainda segundo Ayres Charles, o batismo no Espírito Santo proporciona a vida de oração, que faz com que toda ação seja precedida de uma oração. “Por mais que tenhamos uma boa intenção, sempre Deus tem a melhor intenção. Também é preciso ter a consciência de acolher a Virgem Maria como nossa mãe intercessora e ter a alegria e o sentido de viver e de ser de Deus. Sabemos que as tribulações e dificuldades não deixam de existir, mas há sempre o volver de Deus para nos sustentar”, destacou.

Um dos diferenciais do retiro da RCC Natal é o Ágape Kids, que também terá um grupo de pregação exclusivo para crianças. “Elaboramos uma programação especial voltada para levar os pequenos ao amor de Deus. O ágape vem do grego e quer dizer o sentimento mais profundo e mais perfeito do amor de Deus. Este retiro é, sobretudo, uma experiência com o amor de Deus”, pontuou Charles.

A programação do Ágape teve início neste sábado (1), às 14h, no ginásio da escola Sagrada Família, no bairro do Alecrim, com momentos de acolhimento, animação e louvor a Deus. Em seguida, às 16h, será realizada uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha. Já o domingo, segunda e terça serão destinados a show de louvor com a presença de pregadores nacionais da RCC nacional e do Rio Grande do Norte, como os padres Stanley Lopes, da Diocese de Caicó, Iranildo Augusto, pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Passa Fica, e Padre Dalmário, assistente eclesiástico arquidiocesano da RCC em Natal. O evento também terá confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento, além da apresentação do Ministério de Artes e Dança da RCC Natal. A inscrição custa R$ 5 e está sendo realizada no local do retiro.

TYHTYHHRTHR

CONGREGAÇÃO MARIANA

Este retiro é realizado há 75 anos pela Congregação Mariana Nossa Senhora da Conceição e São Tarcísio, que tem sede na Paróquia de São Pedro. As atividades vão acontecer no período de 02 a 04 de março, no Colégio Nossa Senhora das Neves, no bairro Alecrim, em Natal, e traz como tema “Pelo sim de Maria encontramos o caminho da salvação”. A programação do retiro vai contar com momentos de oração, louvor e reflexões da palavra, encerrando todos os dias, com a celebração eucarística. As atividades vão acontecer das 07h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas com o diácono Emanoel Freitas, por meio dos seguintes contatos: (84) 8855-5146 ou 9966-3952.

RETIRO DA FRATERNIDADE

A Fraternidade Católica Éfeso vai realizar um momento de espiritualidade, durante o Carnaval, a partir de hoje (1) até a terça-feira (4). As atividades vão acontecer na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira, situada no bairro Bom Pastor, em Natal.

Para participar, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 40, que dá direito ao café da manhã, almoço e jantar. A programação do retiro inicia nesta noite de sábado encerrando na terça-feira (4), às 16h, e vai ser composta de missa, adoração ao santíssimo sacramento, palestras, orações, confissões, além de momentos de lazer e partilha.

Compartilhar:
    Publicidade