Reunião semanal da ANORC terá palestra sobre condições climáticas do RN em 2014

- Atenção sócios da Associação Norte-rio-grandense de Criadores e agropecuaristas em geral: a reunião desta terça-feira, que acontecerá a partir…

- Atenção sócios da Associação Norte-rio-grandense de Criadores e agropecuaristas em geral: a reunião desta terça-feira, que acontecerá a partir das 20:00 horas no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, contará com palestra do meteorologista Gilmar Bristot, da equipe técnica da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte).

– Ele falará sobre as condições climáticas do semiárido nordestino neste início de ano e apresentará dados dos principais institutos de meteorologia nacionais e internacionais que permitem uma análise de como deverá ser a estação chuvosa de 2014 nas diversas regiões do interior potiguar.

 

Sinduscon/RN divulgará amanhã números de nova pesquisa sobre mercado imobiliário

– O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), Arnaldo Gaspar Júnior, anunciará amanhã, durante café da manhã com a imprensa, na sede da entidade empresarial, os números do segundo relatório trimestral da “Pesquisa de Indicadores do Mercado Imobiliário de Natal e da Região Metropolitana”.

– O período pesquisado vai de outubro a dezembro de 2013 e a pesquisa – realizada pelo instituto Consult – envolveu a participação de empresas associadas do Sinduscon responsáveis por, aproximadamente, 90 por cento da oferta de imóveis novos no mercado imobiliário da capital e cidades do seu entorno.

– Constam do relatório a ser divulgado o estoque de imóveis na área metropolitana, quantidades vendidas no período e os bairros com maior número de ofertas e vendas, e os índices de velocidade de vendas de imóveis residenciais e comerciais.

– No encontro com a imprensa o presidente do Sinduscon/RN ainda fará um balanço das atividades do setor no exercício de 2013.

 

Rogério Marinho nomeado presidente da Comissão Especial do novo porto do RN

– O prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes, assinou no último fim de semana ato oficial nomeando os membros da Comissão Especial que acompanhará a elaboração do projeto que visa a construção de um novo terminal marítimo na costa do Rio Grande do Norte, mais precisamente ao lado da cidade-sede do município, na região salineira.

– Para presidir a Comissão foi designado o ex-secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, economista Rogério Marinho, que garante atuar no sentido de esclarecer todos os detalhes da obra para a população de Porto do Mangue, bem como ouvir sugestões e críticas que conduzam ao aperfeiçoamento do projeto, na sua opinião “o mais importante surgido no Estado nos últimos 50 anos”.

– A intenção da Prefeitura é abrir uma concorrência pública para contratar o escritório técnico que se encarregará da elaboração do projeto do futuro porto (a ser repassado a grupos privados que se mostrem dispostos a assumir os custos de sua construção), cujo objetivo maior será operar como terminal graneleiro, atendendo principalmente os exportadores do setor de mineração.

 

Conselho Deliberativo do Sebrae/RN fará dia 21/02 primeira reunião deste ano

– O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte), empresário Sílvio Bezerra, está convocando através de edital todos os conselheiros para a primeira reunião ordinária de 2014, a realizar-se nesta quinta-feira, a partir das 12:00 horas, na sede do órgão.

– Da pauta do encontro fazem parte os seguintes assuntos:

– 1) Relatório de Gestão do Exercício de 2013 e respectivo Parecer do Conselho Fiscal;

– 2) Sinopse das obras de reforma da sede de Natal do SEBRAE;

– 3) Calendário de Reuniões do CDE para o ano de 2014; e

– 4) Outros assuntos.

 

Vargas Soliz Pessoa reeleito para presidir o Sindicato da Indústria da Cerâmica do RN

– O empresário Vargas Soliz Pessoas obteve um total de 27 votos na capital e interior do Estado e acabou reeleito em chapa única para novo mandato de quatro anos (2014/2018) na presidência do Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN).

– Entre as metas da Diretoria para o novo mandato se incluem o fortalecimento de ações que tragam respostas práticas a este setor industrial, como a realização de cursos para melhor qualificar os colaboradores das empresas.

– Um dos projetos que será reforçado nos próximos quatro anos será a capacitação das empresas ceramistas para adesão ao Programa Setorial de Qualidade (PSQ), da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), certificação que garante maiores facilidades de financiamento e linhas de crédito.

– Através de parcerias com o Sebrae-RN, 25 indústrias já foram capacitadas e adequadas, dez das quais já fizeram adesão ao PSQ.

– Outro projeto em andamento é o de incentivo à adesão ao Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Nos últimos dois anos 23 indústrias cerâmicas do RN já foram capacitadas.

– A nova Diretoria do Sindicer está assim constituída: presidente – Vargas Soliz Pessoa; 1º. vice-presidente – Pedro Terceiro de Melo; 2º. vice-presidente – Álvaro Anídio Batista; 1º. secretário – Anrí Protásio de Lima; 2º. secretário – Ranulfo Tavares da Silva; 1º. tesoureiro – Jeffeson Barbosa Costa; e 2º. tesoureiro – Eurimar Nóbrega Leite.

– Delegados-representantes junto à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte: Pedro Terceiro de Melo e Álvaro Anídio Batista (efetivos), João Walace da Silva e Jeffeson Barbosa Costa (suplentes).

 

Presidente da Emparn vai ao México em missão técnica do Consepa

– O diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), zootecnista José Geraldo Medeiros da Silva, se encontra no México desde ontem, na condição de membro da comissão do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), a fim de participar da “Missão Técnica Asbraer Brasil-México 2014″.

– A programação de viagem, que terminará dia 27, inclui encontros técnicos com pesquisadores, produtores rurais, associações e órgãos governamentais vinculados às atividades do agronegócio e da agricultura familiar.

– A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que tem mantido nos últimos anos um programa de missões técnicas no exterior, está estendendo a participação a outras entidades, como as empresas de pesquisa agropecuária do Nordeste e de outras regiões.

– José Geraldo, que tem doutorado em cactáceas e possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, terá oportunidade de se reunir na Universidad Autónoma Chapingo, com especialistas no assunto do meio acadêmico e com grandes produtores de nopal (variedade de palma) que é muito cultivada no semiárido mexicano.

Compartilhar:
    Publicidade