Revés do Atlético-MG faz Globo desistir de exibir Mundial em todo o Brasil

Com a eliminação logo na primeira partida do mundial, somente os mineiros terão visto o Galo na globo

Gol de falta de Ronaldinho não foi suficiente para evitar a derrota. Foto:Divulgação
Gol de falta de Ronaldinho não foi suficiente para evitar a derrota. Foto:Divulgação

A Globo pretendia exibir para todo o Brasil a decisão do Mundial de clubes da Fifa, marcada para o próximo sábado, às 17h, mas o revés do Atlético-MG na semifinal fez a emissora carioca desistir do plano. O canal vai transmitir apenas para Minas Gerais a disputa do terceiro lugar, na qual o time alvinegro enfrentará o chinês Guangzhou Evergrande.

O roteiro de sábado repetirá o que aconteceu nas semifinais. A derrota do Atlético-MG para o Raja Casablanca por 3 a 1 também foi transmitida ao vivo apenas para Minas Gerais. No restante da rede, o canal mostrou “Sessão da Tarde”, “Malhação” e “Joia Rara”.

Se o Atlético-MG tivesse batido o Raja Casablanca, a Globo mostraria a decisão do Mundial para toda a rede. Como o time alvinegro foi superado, porém, o canal teve de resolver um dilema.

A Globo podia mostrar a disputa do terceiro lugar, cujo início está previsto para 14h, ou a decisão, que começará às 17h. No segundo caso, a emissora teria de fazer grande adaptação na grade para mostrar um duelo entre um time alemão (Bayern de Munique) e uma equipe marroquina (Raja Casablanca).

Mostrar os dois jogos implicaria em comprometer mais de quatro horas da programação da Globo no sábado. Entre as possibilidades, a emissora decidiu se limitar à disputa do terceiro lugar e ao mercado local.

Desde 2005, quando a Fifa adotou o atual formato do Mundial de clubes, a Globo só mostrou para todo o país as semifinais de 2005 (com o São Paulo), 2006 (com o Internacional), 2010 (com o Internacional) e 2012 (com o Corinthians).

Em 2010, aliás, a Globo exibiria Internacional x Mazembe apenas para o Rio Grande do Sul. Pouco antes do jogo, o canal decidiu abrir o sinal para todo o Brasil. O time gaúcho perdeu para os africanos, e a disputa do terceiro lugar também foi veiculada somente em âmbito regional.

A disputa do terceiro lugar e a decisão de 2013 terão transmissão em rede aberta apenas na Bandeirantes. A emissora paulista teve média de 7,9 pontos no Ibope com Atlético-MG x Raja Casablanca, resultado que a colocou no segundo lugar no horário. No sábado, o canal mostrará ao vivo os dois jogos do Mundial.

Fonte:UOL

Compartilhar: