Rio Greve do Norte: o retorno

É duro acreditar que o governo do Rio Grande do Norte está conseguindo chegar ao ponto de testemunhar o reinício…

É duro acreditar que o governo do Rio Grande do Norte está conseguindo chegar ao ponto de testemunhar o reinício de movimentos grevistas, algo raramente visto no país. Ainda mais no momento em que a governadora Rosalba Ciarlini aproveitava para lucrar bastante com as notícias positivas vindas após o sorteio da Copa do Mundo de 2014.

É aquela história, como não enfrentou os fatos negativos, agora estes atrapalharão de forma decisiva os poucos pontos a favor conquistados até aqui, como a conclusão da Arena das Dunas ou do futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, por exemplo.

A governadora Rosalba Ciarlini erra ao tentar prolongar, mais do que o possível, o retorno positivo dos jogos da Copa. Esta semana era fundamental uma resposta da administração estadual a altura do posicionamento adotado pelos servidores da Saúde, Polícia Civil e da Educação, três categorias que passaram meses de braços cruzados este ano e que já estão praticamente definidas a retomar o movimento.

No caso da saúde, a paralisação já foi reiniciada. Nos demais, é só uma questão de pouco tempo.

Um prejuízo difícil de ser calculado, mas, certamente Rosalba Ciarlini vai perder muito com a volta das greves, e, para quem já está com déficit, o estrago se torna muito maior. É bom lembrar que os movimentos foram todos encerrados após promessas feitas pela administração. No caso dos policiais civis, a própria governadora prometeu pessoalmente, durante reunião, atender a parte dos pleitos solicitados.

Mas, meses depois, quase nada foi cumprido pela administração estadual.

Nada é mais desmoralizante para uma gestão do que a perda da sua credibilidade e da confiança em sua palavra. Aliás, pior do que tudo isso, só mesmo o absurdo que é o reinício de greves, mais grave ainda se forem três ao mesmo tempo.

Entretanto, deve ser melhor continuar falando do mundial de futebol. Afinal de contas, é bem mais fácil do que apresentar uma resposta para setores tão importantes da nossa sociedade.

 

PASSE ESQUECIDO
Até agora, nenhuma decisão tomada ainda com relação ao projeto do passe livre, que deverá ser vetado de forma integral pelo prefeito Carlos Eduardo Alves. Como o recesso da Câmara Municipal já está chegando, a matéria só deverá ser analisada mesmo em 2014. Como este colunista disse ontem por aqui, parece mesmo que tudo foi por apenas 20 centavos.

CUBANOS EM ALTA
Pelo menos em alguns municípios, algums médicos estrangeiros que chegaram ao Rio Grande do Norte por meio do programa Mais Médicos, já estão totalmente habituados a nova função. E, a maioria dos relatos até agora, são amplamente favoráveis ao desempenho dos profissionais, sejam cubanos ou não. Assim, ganha força a iniciativa polêmica tomada pelo governo Dilma Rousseff.

COPA EM NATAL
Já passam de 97% as obras do estádio Arena das Dunas, seguramente um dos mais belos estádios de futebol. Para a população, que assistiu a construção do projeto pelo lado de fora, cresce a expectativa para a sua inauguração. Apesar das críticas aos altos gastos do mundial, não há o que se discutir quanto a qualidade dos novos equipamentos. Natal ganhou um estádio de primeiro mundo.

NA JUSTIÇA
No “Dia Internacional de Combate à Corrupção”, comemorado ontem, o Ministério Público Federal no RN registra um recorde em ajuizamento de ações civis públicas por improbidade administrativa. Ao todo, foram 86 somente até o dia 5 de dezembro deste ano, o que já representa um acréscimo de 56% em relação ao acumulado em todo ano de 2012. E tome corrupção.

LANÇAMENTO
O advogado Gleydson Oliveira lança nesta quinta-feira (12), às 19h, na Saraiva do Midway Mall, a obra “Comentários ao Código Civil Brasileiro – Volume 8 – Responsabilidade Civil”, da Editora Forense. É o quinto livro do autor, que é professor da UFRN, doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP, e sócio do escritório Alves, Andrade e Oliveira Advogados.

FAMA
Zé Dias, marido e fã número 1, é quem conta. Hoje, às 4 da manhã, a cantora Khrystal chegou ao Aeroporto Augusto Severo. Ao despachar a bagagem, a funcionária pergunta se a artista leva algo metálico. “Não”, responde. A negativa leva um rapaz da companhia aérea a indagar: “Nem a peixeira?” Khrystal sorriu e seguiu em frente, com mais coragem ainda para fazer bonito no The Voice Brasil.

ATUAÇÃO
O vereador Felipe Alves, líder do PMDB na Câmara Municipal de Natal, prestigiou na manhã de hoje a festa de Natal promovida pela APAE-RN. O evento ocorreu no SESI clube e contou com a participação dos funcionários, voluntários, pais e usuários da instituição.

LEITURA
A governadora Rosalba Ciarlini assina na tarde de hoje, a partir das 16h, na Escola de Governo, o decreto governamental que oficializará o Plano Estadual do Livro e da Leitura do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e ao livro, o plano foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as universidades, e contou com a participação da sociedade por meio de uma consulta pública.

GIRA MUNDO

Nada poderia ser mais simbólico. Durante o funeral do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, hoje pela manhã, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apertou a mão do ditador cubano Raúl Castro, irmão de um eterno adversário americano, Fidel Castro. O ato, por mais simples que tenha sido, será certamente uma das imagens mais marcantes de 2013. Até após a morte, Mandela continua sendo fundamental na busca pela paz.

Compartilhar: