Rogério Marinho acredita que o RN deverá dobrar geração de energia eólica este ano – Marcos Aurélio de Sá

- Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho destacou a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos…

- Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho destacou a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos no Rio Grande do Norte, que foi ultrapassada esta semana.

– O Estado foi o primeiro do país a atingir esse número, o que já coloca o território potiguar em destaque no cenário mundial de energia renovável.

– “Visão de futuro e planejamento são chaves para manter a liderança em energia limpa”, disse Rogério, que se empenhou, durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em recuperar a favor do RN o espaço perdido neste setor para Estados vizinhos. Segundo ele, os parques potiguares devem gerar cerca de 2 GW até o final deste ano e mais de 3 GW até 2017. Como o consumo atual é de 700 MW, “o RN se torna definitivamente um exportador de energia”, concluiu.

– Ainda de acordo com Rogério, o Parque Tecnológico de Energia, outro projeto idealizado por sua gestão, será a consolidação deste modelo energético no RN. “O momento é de celebrar e de parabenizar o RN, mas vamos continuar a luta porque ainda podemos conquistar muito mais”, finalizou.

– Com capacidade instalada de 1.163,5 MW e 41 parques em funcionamento, o Rio Grande do Norte é o primeiro lugar nacional na geração de energia por fonte eólica e supera até países como Noruega (700 MW) e Suíça (50 MW) nesse segmento. De acordo com a Global Wind Energy Council (GWEC) – Conselho Global de Energia Eólica – os números colocam o RN em um seleto grupo onde apenas 24 países alcançaram essa marca.

– Com a conclusão das obras de reforço do sistema de transmissão no Estado, a expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico é que mais 748 MW sejam incorporados aos números de geração de energia até o final deste ano.

Fecomércio RN elege nova diretoria, em chapa única, e já planeja novas ações

– Em eleição realizada na manhã desta sexta-feira, na sede da entidade, foi eleita a nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), para o período 2014/2018.

– A eleição ocorreu com chapa única, consensual, em votação unânime.

– A diretoria tem novamente à frente os empresários Marcelo Fernandes de Queiroz (presidente) e Gilberto de Andrade Costa (1º Vice-presidente).

– “Seguir na presidência da Fecomércio é extremamente honroso para mim e sobretudo amplia minha responsabilidade em continuar realizando o trabalho de fortalecimento dos sindicatos e de interiorização das ações do Sesc e Senac, além de promover a maior participação da Fecomércio, de forma direta e ativa, no debate dos grandes temas ligados ao desenvolvimento econômico e social do RN e do país. Além disso, pela forma como se deu, esta eleição mostra a união de todos nós que fazemos esta entidade. Espero continuar correspondendo à confiança que me está sendo depositada por meus companheiros de diretoria”, afirmou Marcelo Queiroz.

– No ano passado, o Sistema Fecomércio, que é encabeçado pela federação e composto ainda por Sesc e Senac, foi responsável pela capacitação de 45 mil potiguares, dos quais cerca de 27 mil foram beneficiados com vagas gratuitas destinadas à população de baixa renda, por meio de iniciativas como o Programa Senac de Gratuidade (PSG) – cerca de 7 mil, em números redondos – e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) – cerca de 20 mil. O Senac terminou 2013 ampliando sua atuação de cerca de 10 (considerando a atuação das carretas-escola) para 89 municípios do Estado. Hoje já são 116 as cidades que podem ter acesso a um dos 350 cursos de excelência do portfólio da instituição em diversas áreas como Turismo e Hospitalidade, Moda, Gastronomia, Informática e Idiomas.

– Para este ano, deverão ser 60 mil profissionais formados, sendo 40 mil em vagas gratuitas, através do PSG e Pronatec. Isso irá representar um aumento de 33% no número de profissionais formados e de 48% na oferta de vagas gratuitas.

– Através do Sesc, o Sistema Fecomércio tem como foco promover o bem estar do comerciário e dos seus dependentes, e, em alguns casos, de toda a comunidade. Este trabalho é feito sobretudo com ações nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, esportes e assistência.

– Através do Mesa Brasil, por exemplo, desde 2003 o Sesc já distribuiu 18 mil toneladas de alimentos a inúmeras instituições carentes do RN. Somente no ano passado foram 1.037 toneladas de alimentos distribuídos, beneficiando mais de 300 instituições de cidades como Natal, Mossoró e Caicó.

– A posse para o novo mandato deverá ocorrer em solenidade marcada para 1º de agosto.

41ª Exposição Agropecuária do Seridó acontece neste final de semana em Caicó

– A abertura da 41ª edição da Exposição Agropecuária do Seridó, realizada no Parque Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, aconteceu na noite desta sexta-feira.

– A solenidade contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do prefeito de Caicó, Roberto Germano, do deputado federal Betinho Rosado, representantes de associações de criadores, entre outras lideranças.

– A exposição deste ano tem cerca de 1200 animais e pode ser visitada até domingo. A programação inclui leilão, torneio leiteiro, apresentações artísticas e festival culinário.

– A feira faz parte do Calendário Oficial de eventos agropecuários do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca em parceria com a Prefeitura de Caicó, Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc) e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores.

Rosalba vistoria obra do Centro Tecnológico de Mineração do IFRN

– Na manhã desta sexta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini visitou o canteiro de obras do Centro Tecnológico da Mineração, no Campus do IFRN, em Currais Novos.

– Até o momento 40% dos serviços foram executados, o que inclui escavação, aterro, fundação, vigas e pilares. Agora a equipe trabalha na construção das lajes, instalações elétricas e hidrossanitárias. A expectativa é de que a obra seja concluída em outubro.

– O Centro Tecnológico, que tem como objetivo melhorar a estrutura de pesquisa na área mineral, disponibilizará: laboratórios de preparação de amostras e caracterização tecnológica e de processamento mineral, além de salas para estudo, pesquisa, incubadoras de empresas e espaços de apoio para a parte administrativa do Centro.

– A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Roberta Sá fará show no Riachuelo com renda revertida para a Catedral

– A cantora Roberta Sá já tem data marcada para mais uma apresentação em Natal. Será no dia 4 de junho, às 21 horas, no Teatro Riachuelo.

– O show terá caráter beneficente, com renda totalmente revertida para as obras de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal, na Cidade Alta.

– Detentora de arquitetura moderna e arrojada, a Catedral Metropolitana está necessitando de reforma em boa parte da sua estrutura. Além de sanar goteiras e infiltrações, o prédio precisa de melhorias em suas instalações elétricas e hidráulicas.

Compartilhar: