Rosalba Ciarlini recepciona membros da FIFA durante inspeção à Arena das Dunas

Evento será no dia 3 de maio com o jogo Abc e América, antes da entrega oficial do estádio a partir de 22 de maio

Governadora recepcionou membros da FIFA e do COL. Foto:Divulgação
Governadora recepcionou membros da FIFA e do COL. Foto:Divulgação

Roberto Campello

Roberto_campello1@yahoo.com.br

De portas fechadas, representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 realizaram na manhã desta quarta-feira (26) a última visita técnica ao Estádio Arena das Dunas, antes que ele seja entregue à FIFA, previsto para o mês de maio.

A imprensa só teve acesso a participar de dois momentos rápidos, apenas para registro de imagens, mas nenhum membro da FIFA ou do COL se pronunciaram a respeito da inspeção operacional. A governadora Rosalba Ciarlini, que esteve no local no início da manhã, sequer participou do evento, por ter outros compromissos agendados, embora tenha retornado no final da vistoria. A novidade da visita foi o anúncio, por meio da assessoria do COL, de que o evento teste da FIFA programado para Natal vai ocorrer no dia 3 de maio, no clássico ABC e América, partida válida pela série B do Campeonato Brasileiro.

A única a falar com a imprensa – mesmo sem ter participado da visita técnica ao estádio – a governadora Rosalba Ciarlini garantiu que o Governo do Estado cumpriu todas as etapas que eram de sua responsabilidade em relação à Arena das Dunas. “Esta vistoria é para ver como está o andamento da organização para a Copa. Esta reunião serve para afinarmos os detalhes para que tudo possa correr bem e com isso termos um resultado positivo para Natal e para o Rio Grande do Norte”, disse.

Ao todo, 65 profissionais das mais diversas áreas técnicas avaliaram o planejamento de operação para os dias de jogos do Mundial. Entre as 18 áreas avaliadas se encontram as seguintes: Competição, Operações de Imprensa, Broadcasting, Protocolo, Comunicação, Tecnologia da Informação, Serviço ao Espectador, Segurança, Serviços Médicos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Hospitalidade e Operações de Estádio.

Após a vistoria os técnicos da FIFA e do COL se reuniram com as autoridades potiguares e com membros do consórcio Arenas das Dunas, com a finalidade de acertar os últimos detalhes, antes que o estádio seja entregue para o controle da FIFA, a partir do dia 22 de maio. Natal é a sexta cidade a receber a comitiva, que já passou pelas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e São Paulo.

Com o projeto concluído, resta apenas à finalização da montagem das arquibancadas móveis, trabalho que vai ampliar a capacidade do estádio para 42 mil espectadores no período da Copa. O projeto é de responsabilidade do governo do estado e está previsto para ser entregue no próximo dia 30 de abril. No total foi orçado em R$ 9.799.989,67 e prevê os serviços de montagem e desmontagem, mais o aluguel nos meses de maio, junho e julho. A estrutura móvel terá capacidade para receber até 11.744 pessoas.

“A arquibancada já está sendo montada e finalizada em abril. São dez mil assentos a mais. Inclusive já estamos com todos os ingressos para os jogos realizados em Natal já estão esgotados e isso quer dizer que os jogos despertaram o interesse muito grande e significa que teremos muitos turistas que vão conhecer o Rio Grande do Norte, o nosso potencial turístico e as nossas belezas”, destacou a governadora Rosalba Ciarlini.

Quando passaram por São Paulo, os técnicos não gostaram do que viram no Itaquerão, deixando a cidade sem sequer realizar a reunião com os técnicos da empresa responsável pela construção do estádio, segundo matéria veiculada pela Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, a visita foi considerada “um fiasco”, uma vez que a evolução esperada na obra não foi notada. Áreas VIPs, camarotes e espaços comerciais permanecem inacabadas, e sem previsão de entrega.

Em Natal, no entanto, como eles se recusaram em falar com a imprensa, não pode se ter a impressão que os técnicos da FIFA tiveram das instalações da Arena das Dunas.

Compartilhar:
    Publicidade