Rosalba quer empenho dos deputados para concretizar “projetos importantes”

Governadora faz a leitura de sua última mensagem diante dos parlamentares e vai pedir apoio da Assembleia

Governadora Rosalba Ciarlini vai a Assembleia falar sobre seus projetos mais importantes do último ano de sua administração. Foto: Divulgação
Governadora Rosalba Ciarlini vai a Assembleia falar sobre seus projetos mais importantes do último ano de sua administração. Foto: Divulgação

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) fará no início da tarde desta segunda-feira seu último pronunciamento aos deputados estaduais, conforme a praxe político-administrativa. Como faz todos os anos, na abertura dos trabalhos legislativos, a governadora irá ao Palácio José Augusto, sede do Poder Legislativo Estadual, para expor o balanço do governo relativo ao ano de 2013, e falar das metas e objetivos para 2014.

A chefe do executivo estadual irá destacar a atuação do governo em áreas consideradas vitais para a administração pública estadual, como o setor de recursos hídricos, onde o Estado vivencia uma das maiores secas dos últimos anos. Rosalba também abordará as obras viárias para a Copa do Mundo, como os acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

O projeto “Sanear RN”, que foi iniciado no ano passado pelo governo e que visa sanear 90% do estado, também fará parte do pronunciamento. Rosalba irá prestar contas desse que é um dos maiores programas de saneamento que o estado já teve. Além disso, destacará investimentos em segurança pública, os números e prêmios do setor de educação, e os avanços na área da saúde, com aumento do número de leitos instalados e reforma dos hospitais.

No plano político, a governadora, que enfrenta dificuldades administrativas e está ameaçada de perder o mandato por participação na campanha eleitoral para prefeito de Mossoró, vai pedir empenho aos deputados e aos demais poderes, para concretizar projetos importantes para o Estado, como o Hospital de Traumas de Natal.

BOBAGEM

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) classificou de bobagem a mensagem a ser proferida pela governadora Rosalba Ciarlini na tarde de hoje, em razão do governo não ter o que mostrar. “Eu sugeriria à governadora um debate em vez de uma mensagem. Vamos debater o estado do RN”, disse.

Segundo o deputado peemedebista, “a mensagem é a mesma bobagem, discursos fantasiosos”. Ele disse que, neste ano, Rosalba irá apresentar um vídeo. “Não tem o que mostrar em termos de realidade do estado. Eu particularmente não vou mais, é a mesma bobagem. A novidade é um vídeo”, destacou.

Para Nélter, a governadora “devia mostrar o vídeo dos crimes do Rio Grande do Norte, quantos homicídios já aconteceram, as obras paralisadas, os poços não instalados”. De acordo com ele, “as obras que ela vai anunciar são obras do governo federal, que não foi mérito dela”.

Nélter finaliza demonstrando preocupação com a obra da barragem de Oiticica. “Estamos preocupados em o governo não honra as contrapartidas e indenizações. É a grande preocupação de todos nós”, disse.

Deputados opinam sobre expectativa da mensagem

A leitura da mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será feita nesta tarde pela chefe do Executivo estadual na presença de deputados de situação e oposição, auxiliares e demais autoridades constituídas. Segundo uma fonte próxima da governadoria, na oportunidade, Rosalba fará uma avaliação do que foi realizado nos três primeiros anos do seu governo, evidenciando as dificuldades financeiras que enfrentou e a seca registrada no Rio Grande do Norte que fragilizou a economia do Estado, particularmente o setor primário. Ouvido pela reportagem d ´O JORNAL DE HOJE, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo, do DEM, disse que a expectativa é de que o governo anuncie a retomada de obras importantes que foram planejadas para execução em setores como saúde, educação e recursos hídricos, segundo ele, contempladas com recursos do Banco Mundial.

O líder Getúlio Rêgo cita como exemplo, os acessos do Aeroporto Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, a duplicação da Avenida Prudente de Morais e um empréstimo junto ao Banco do Brasil para compensar a queda de receita do Estado. “A expectativa para esse ano, segundo Getúlio Rêgo, é a retomada das obras citadas e que o Rio Grande do Norte tenha um bom inverno para tirar o Estado das dificuldades que enfrenta no momento”, disse o líder. O deputado Tomba Farias, do PSB, diz esperar que a governadora Rosalba Ciarlini envie uma mensagem anunciando melhorias nos setores essenciais, cumprindo, assim, compromissos assumidos na campanha eleitoral. “Se a governadora priorizar dois setores, como saúde e segurança pública e centralizar a destinação de recursos nesse sentido, acredito que poderá melhorar muita coisa”, disse o deputado santacruzense.

Compartilhar: